Governo dá luz verde a seis centrais fotovoltaicas no Alentejo e no Algarve

As seis licenças agora atribuídas elevam para 756 MW (megawatts) a potência aprovada pelo Governo sem subsídio à produção, isto é, sem tarifas bonificadas.

Foto
Os novos projectos, em Ferreira do Alentejo, Lagos e em Moura, serão promovidas pela Hyperion Energy Investments ANTONIO CARRAPATO / PUBLICO

O Governo deu luz verde a seis centrais fotovoltaicas, no Algarve e no Alentejo, com uma potência instalada de 229 Megawatt (MW), que representam um investimento potencial, a preços de mercado, de cerca de 206 milhões de euros.

Questionada pela Lusa sobre projectos de produção renovável em regime de mercado, fonte oficial da secretaria de Estado da Energia adiantou que estas seis licenças agora atribuídas elevam para 756 MW (megawatts) a potência aprovada pelo Governo sem subsídio à produção, isto é, sem tarifas bonificadas. De acordo com o gabinete de Jorge Seguro Sanches, em causa está um investimento potencial de 550 milhões de euros.

Entre os novos projectos, quatro centrais, em Ferreira do Alentejo, Lagos e em Moura (2), serão promovidas pela Hyperion Energy Investments, com uma capacidade global de 132 MW. Já a maior central agora aprovada, com uma capacidade de 48,9 MW, é um projecto da Goldiport Solar e fica no concelho de Lagoa, no Algarve.

O sexto projecto é a central fotovoltaica de Viçoso, da Goldnalco, com 48MW, em Alcoutim. No total, este conjunto de projectos totaliza 229 MW de potência instalada e um investimento de cerca de 206 milhões de euros.

De acordo com fonte oficial da secretaria de Estado, estas licenças avançaram de imediato por se encontrarem em zonas de rede que não conflituam com outros pedidos, uma vez que os pedidos que se sobrepõem serão submetidos a sorteio.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários