Cristas lamenta “erro” de Costa sobre unidades de saúde familiar

Assunção Cristas considera que informação dada devia ser corrigida de imediato.

Foto
Cristas levantou a questão das USF no debate quinzenal de terça-feira LUSA/ANTÓNIO COTRIM

A líder do CDS lamenta que tenha havido um erro de comunicação - como justificou, esta tarde, o ministro da Saúde - na informação dada no debate desta terça-feira pelo primeiro-ministro sobre a abertura de novas unidades de saúde familiar.

No debate quinzenal, Assunção Cristas perguntou a António Costa quantas unidades de saúde familiar tinham aberto em 2017, já que tinha a informação de que não se contabilizou nenhuma. O primeiro-ministro respondeu que tinham sido 23, uma informação que esta quarta-feira à tarde o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, veio considerar um “erro de comunicação”.  

“Foi pena o primeiro-ministro ter querido zombar do CDS e foi pena o senhor ministro da Saúde não ter tomado a iniciativa de corrigir e só muito insistentemente tenha falado a verdade”, afirmou aos jornalistas a líder centrista no Parlamento. Já esta manhã, segundo a Lusa, Assunção Cristas tinha acusado António Costa de ter “faltado à verdade”, referindo a posição da Associação das Unidades de Saúde Familiar que só registou a inauguração de cinco unidades, ainda que a nível informal.

“Errar todos erram, mas quando erram de boa-fé usam a primeira oportunidade para corrigir. O senhor ministro só depois de questionado duas vezes pelo CDS é que respondeu”, afirmou, referindo que há cinco unidades que foram abertas aos utentes mas ainda sem despacho ministerial. 

Sugerir correcção
Comentar