Advogado de Trump processa Buzzfeed e Fusion GPS por dossier sobre a Rússia

No ano passado, o Buzzfeed publicou na íntegra um conjunto de documentos que revelava alegadas ligações do Presidente dos EUA ao Kremlin.

Foto
Michael Cohen é o advogado pessoal de Donald Trump Jonathan Ernst/Reuters

O advogado pessoal de Donald Trump, Michael Cohen, processou o Buzzfeed e a empresa de investigação política Fusion GPS por o seu nome estar incluído num dossier divulgado no início do ano passado sobre alegadas ligações entre o agora Presidente dos Estados Unidos e personalidades ligadas ao Kremlin. Na altura, o conjunto de documentos aprofundou as suspeitas de um possível conluio entre a campanha de Trump e Moscovo para influenciar as eleições presidenciais de 2016.

Segundo noticia a Bloomberg, Cohen deu entrada com um processo por difamação contra a Fusion GPS, que compilou o referido dossier, e contra o co-fundador da empresa, Glenn Simpson, num tribunal de Nova Iorque. A acção contra o Buzzfeed deve-se ao facto de o site ter publicado na íntegra o dossier sobre as informações alegadamente comprometedoras sobre Trump.

O Buzzfeed publicou em Janeiro de 2017, ainda antes de Trump tomar posse, o dossier com informações sobre ligações do agora Presidente norte-americano com Moscovo. Além disso, afirmava-se que o Kremlin possuía informações comprometedoras sobre Trump — nomeadamente, referências a actos sexuais com prostitutas num hotel na capital russa – e que podiam ser utilizadas para o chantagear.

Estas informações terão sido recolhidas por Christopher Steele, que foi agente do MI6, a agência de espionagem britânica para o exterior, que conta com uma longa carreira de espionagem em território russo, tendo sido depois compiladas pela Fusion GPS – que tinha sido contratada, num primeiro momento, por um grupo de republicanos opositores de Trump e, depois, por democratas.

Na altura, vários jornais e órgãos de comunicação social norte-americanos não foram atrás da publicação do Buzzfeed, pois a informação contida no dossier não estava confirmada e grande parte dela era impossível de verificar de forma independente. Agora, Cohen afirma que irá provar que nunca teve qualquer envolvimento numa suposta conspiração russa para influenciar as eleições norte-americanas, argumentando que o seu nome foi apenas incluído no dossier devido à sua relação próxima com Trump.

O director do Buzzfeed, Ben Smith, bem como o jornalista Ken Bensinger e os editores Miriam Elder e Mark Schoofs são também alvo do processo de Cohen. O porta-voz do site noticioso, Matt Mittenthal, afirmou, em comunicado, que o órgão está “ansioso por defender a liberdade de imprensa”. Já a Fusion GPS não quis comentar o assunto.

Sugerir correcção
Comentar