Reitores chamados a reunião de urgência com ministro da Ciência

Em causa os reforços dos orçamentos de 2017 que são reclamados pelas instituições de ensino superior.

Foto
LUSA/ANDRÉ KOSTERS

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) esteve reunido esta terça-feira na reitoria da Universidade de Lisboa, com os reitores a saírem ao início da noite para uma reunião de urgência convocada pelo ministro da tutela, Manuel Heitor.

Cerca das 19h00 os reitores saíram sem prestar declarações, após terem sido convocados para uma reunião no Palácio das Laranjeiras, com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para debater o financiamento das universidades e politécnicos.

O CRUP já tinha na semana passada mantido uma reunião no Ministério das Finanças sobre a mesma matéria, que segundo os reitores foi inconclusiva.

Em causa estão as dotações orçamentais adicionais de 2017 devidas às instituições de ensino superior públicas (universidades e politécnicos), sobretudo devido a acréscimos salariais.

Numa reunião em Dezembro, na qual estiveram presentes o ministro das Finanças, Mário Centeno, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, reitores e presidentes dos politécnicos receberam a garantia que as dotações adicionais, previstas num acordo de legislatura assinado entre as instituições e o Governo, seriam pagas, possivelmente ainda em Janeiro.

No início de Dezembro universidades e politécnicos foram surpreendidos com despachos do secretário de Estado do Orçamento, indicando que algumas instituições não iriam receber o reforço orçamental necessário para fazer face a pagamentos de ordenados e subsídios, com aumentos decorrentes de alterações legislativas recentes, tendo que recorrer a receitas próprias para pagar essas despesas.

Sugerir correcção
Comentar