Novo portal apoia estudantes e investigadores que queiram ir para o estrangeiro

"Study & Research Abroad" é apresentado esta terça-feira e permite planear o orçamento ou conhecer os consulados de Portugal no país de destino.

Foto
manuel roberto

Os estudantes e investigadores portugueses que queiram passar por um período de mobilidade internacional têm, a partir desta terça-feira, uma nova ferramenta à sua disposição. O portal “Study & Research Abroad” (em português: "estudar e investigar no estrangeiro") permite preparar a viagem e conhecer o país de destino antecipadamente.

No novo portal os estudantes ou investigadores podem, por exemplo, planear um orçamento de gastos mensais tendo em conta o nível de vida do país de origem ou conhecer a rede de postos consulares de Portugal, permitindo perceber quais os consultados mais próximos que podem prestar assistência em caso de necessidade.

Através da plataforma online, estudantes e investigadores vão também poder tratar da documentação necessária, entre outras informações e recomendações “essenciais na preparação da experiência de mobilidade”, anuncia o Governo em comunicado.

O portal “Study & Research Abroad” visa "apoiar a mobilidade internacional de estudantes, investigadores, docentes e não-docentes”, acrescenta ainda o executivo. O projecto é apresentado em Lisboa pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e pela Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo. O lançamento da plataforma acontece no âmbito do encontro de reflexão do Programa Erasmus em Portugal, que terá lugar no Teatro Thalia.

O portal, que contou com o apoio da Agência Nacional Erasmus +, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, da Direcção-Geral do Ensino Superior e das instituições de ensino superior na sua concepção, é o complemento ao “Study & Research in Portugal”, uma plataforma destinada a alunos e investigadores estrangeiros que procuram Portugal.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários