Documentário sobre a dupla Aires Mateus estreia-se em Lisboa

“Aires Mateus: Matéria em Avesso”, de Henrique Pina, marca a abertura das candidaturas ao Festival Internacional de Cinema Arquitecturas, que acontece em Junho, em Lisboa. Documentário alia dança e arquitectura

O documentário Aires Mateus: Matéria em Avesso, do realizador Henrique Pina, estreia-se na quarta-feira, 10 de Janeiro, em Lisboa, marcando a abertura de candidaturas à 6.ª edição do Festival Internacional de Cinema Arquitecturas, em Junho. O filme, dedicado à obra do atelier Aires Mateus, partiu de um trabalho de investigação dos arquitectos Maria João Soares, Susana Tavares dos Santos e João Miguel Couto Duarte, e será exibido no Cinema São Jorge, às 19h30, depois de ter tido estreia mundial no Architecture and Design Film Festival, em Nova Iorque.

De acordo com a organização do evento — a Trienal de Arquitectura de Lisboa em coprodução com a empresa Do You Mean Arquitecture —, a adaptação do trabalho de investigação ao grande ecrã centrou-se em oito projectos do atelier e nas ligações que estes estabelecem com o território português e com o corpo humano.

O documentário usa a dança e o movimento da coreógrafa e bailarina contemporânea Teresa Alves da Silva, com música original composta por Noiserv, para revelar o trabalho do galardoado atelier que recebeu recentemente um Prémio Valmor e um dos seus mentores, Manuel Aires Mateus, o Prémio Pessoa 2017.

"O cinema e a arquitectura eram dois universos que nunca tinha planeado juntar até as obras dos Aires Mateus se atravessarem no meu caminho. Há um lado muito inspirador e cinematográfico naquilo que eles criam, o que deu lugar a uma procura pelo movimento, pela vida e por uma reacção emocional que, à partida, reside num espaço ininteligível", segundo o realizador, Henrique Pina, citado pela organização num comunicado.

A sessão será conduzida por Sofia Mourato, directora do festival, contando ainda com a presença do realizador, Henrique Pina, dos arquitectos Francisco e Manuel Aires Mateus, dos produtores Maria João Soares, Susana Tavares dos Santos e João Miguel Couto Duarte, e da bailarina Teresa Alves da Silva.

Nascido em Lisboa, em 1987, Henrique Pina licenciou-se em cinema na Roehampton University, em Londres, e em 2016 criou a própria empresa Moonway Films. Estreou-se com a curta-metragem Tejo, em 2010, e apresentou a também curta Passerby no Lisbon & Estoril Film Festival, e em 2013 novamente uma curta, The World is Falling apart (and still people fall in love), foi galardoada com o Prémio Melhor Ficção Nacional no Oporto International Film Festival.

De acordo com a organização, a 6ª edição do Arquitecturas, que exibe filmes — documentais, experimentais e ficção — dedicados a esta disciplina, será dado ênfase, este ano, ao papel da ficção na produção de espaços na memória colectiva das cidades e indivíduos. No ano passado, apresentou mais de 20 filmes em estreia nacional, abrindo com o documentário REM: Rem Koolhaas, de Tomas Koolhaas, filho do arquitecto holandês reconhecido mundialmente, autor do projeto da Casa da Música, no Porto. Este ano, a 6ª edição do Festival Internacional de Cinema Arquitecturas decorrerá entre 6 e 10 de Junho.

Sugerir correcção
Comentar