As melhores ideias para que o futuro da Europa seja agora valem viagem a Bruxelas

No âmbito da Conferência Ulisses 2018, que vai acontecer em Abril em Lisboa, a organização desafia os jovens a fazerem um pequeno ensaio por escrito, em vídeo ou em áudio.

Foto
Enric Vives-Rubio

“Há uma força mais forte do que a força de todos os exércitos do mundo: é a força de uma ideia cujo tempo chegou”. A frase é de Victor Hugo, estadista, poeta e romancista francês, e serve de mote para o desafio que é lançado a partir desta segunda-feira aos jovens residentes em Portugal entre os 16 e 30 anos, a propósito da realização da Conferência Ulisses 2018 (nos dias 7 e 8 de Abril no Centro Cultural de Belém, em Lisboa).

No âmbito da Conferência Ulisses sobre a democracia europeia – da qual o PÚBLICO é media partner –, a organização pede aos jovens que façam um pequeno ensaio, que podem ser escritos (com um máximo de 2018 palavras) ou em formato de vídeo ou áudio (com um máximo de 2 minutos e 18 segundos), aplicando o pensamento de Victor Hugo. “Uma ideia para o futuro da Europa – sobre qualquer temática – e cujo tempo já chegou”, explica ao PÚBLICO David Crisóstomo, um dos organizadores da conferência, que tem como comissário o historiador Rui Tavares.

“Em 2018, acreditamos que está na altura de começarmos a pensar seriamente o futuro da democracia europeia”, sublinha David Crisóstomo. E é isso que será feito nos dois dias de plenários e mesas redondas a decorrer em Abril, no CCB. Mas antes serão os mais novos a desenvolver a temática e a apresentar as suas ideias.

Para concorrer basta aceder ao site do evento e preencher o formulário aí presente. Os trabalhos poderão ser enviados até 18 de Março, e os resultados serão anunciados até dia 28 do mesmo mês. Serão seleccionados entre 15 e 25 jovens, que serão premiados com um Cartão CCB e uma viagem a Bruxelas no segundo trimestre do ano, uma visita de três dias às instituições europeias com deslocação e estadia pagas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários