Dois anos depois, as Coreias voltam a falar, mas o pior virá a seguir

Seul quer que a reabertura do diálogo vá além dos Jogos Olímpicos, mas Pyongyang nunca irá pôr em causa o seu programa nuclear.

Foto
Militares sul-coreanos fazem exercício de segurança durante os preparativos para os Jogos de Inverno em Pyeongchang EPA/SOUTH KOREAN NAVY'S FIRST FLEET HANDOUT

Quando as delegações das duas Coreias se sentarem à mesa na “Casa da Paz” na aldeia de Panmunjom, em plena zona desmilitarizada, esta terça-feira a boa notícia é precisamente terem-se sentado à mesma mesa. A partir daqui, tudo será mais difícil – e cada vez mais perigoso.

O grande pretexto para que as duas nações que tecnicamente continuam em guerra voltem a dialogar são os Jogos Olímpicos de Inverno, organizados pela cidade sul-coreana de Pyeongchang. Tudo indica que a Coreia do Norte irá enviar atletas para participar na competição disputada em Fevereiro. Apesar de o prazo para registar inscrições já ter terminado, o Comité Olímpico Internacional mostrou disponibilidade para aceitar novas entradas.

O encontro em Panmunjom será a primeira iniciativa de diálogo entre as duas Coreias em mais de dois anos, mas a participação de uma equipa norte-coreana numa competição organizada pelo Sul é, por si só, uma boa notícia. Quando Seul recebeu os Jogos Olímpicos de Verão, em 1988, a Coreia do Norte não só boicotou o evento como foi responsável pela queda de um avião comercial que causou a morte a mais de cem pessoas, nas vésperas da competição. Nos últimos anos, foram feitas várias tentativas para que os dois países ensaiassem aproximações através do desporto, mas com poucos progressos.

A Coreia do Sul parte para o encontro desta terça-feira com a esperança de ir mais além do que a mera diplomacia desportiva. O ministro para a Unificação, Cho Myoung-gyon, que irá liderar a delegação sul-coreana em Panmunjom, assumiu que pretende incluir nas conversações “a questão das famílias separadas pela guerra e as formas de diminuir a tensão militar”. No mesmo tom, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Kang Kyung-wha, confirmou que o Governo está “a estudar formas de melhorar as relações inter-coreanas e a procurar uma colaboração próxima com a comunidade internacional para levar a cabo a desnuclearização da Coreia do Norte”.

O Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, é um ardente defensor da manutenção de uma via de diálogo com o Norte e esperava há muito um sinal de abertura por parte do regime liderado por Kim Jong-un. Para já, poderá contar com uma pausa nos testes balísticos e nucleares pelo menos durante o mês de Fevereiro, em que decorrem os Jogos de Inverno. Como sinal de boa vontade, a Coreia do Sul e os EUA decidiram adiar os exercícios militares conjuntos que estavam agendados para a mesma altura.

E depois dos Jogos?

As dificuldades deverão surgir depois. Os dois lados “devem conseguir chegar a um acordo no tema central da participação da Coreia do Norte nos Jogos de Inverno, mas estão muito longe de discutir as questões nucleares”, disse ao Financial Times Kim Yong-hyun, professor da Universidade de Dongkuk.

As listas de encargos dos dois lados da fronteira são conhecidas. A Coreia do Sul e os seus aliados querem que Pyongyang suspenda os testes de mísseis balísticos e de bombas nucleares e que, no longo prazo, aceite abandonar o desenvolvimento de ambos os programas. Mas para o regime norte-coreano, a capacidade de poder ameaçar a vizinhança – e, segundo Kim, até o território norte-americano – com um ataque nuclear tornou-se numa garantia de manutenção da sua soberania. No mesmo discurso em que abriu caminho a uma reaproximação com a Coreia do Sul, o líder norte-coreano voltou a dirigir ameaças contra os EUA.

“Qualquer estratégia após os Jogos Olímpicos deve começar pela admissão de que alcançar o desarmamento nuclear completo da Coreia do Norte no curto prazo é quase certamente irrealista”, escrevem dois analistas do Instituto Brookings, um think-tank norte-americano.

A Coreia do Norte parte para as negociações em Panmunjom com a convicção de ter atingido o estatuto de “potência nuclear” – embora vários especialistas acreditem faltar ainda vários passos para que Pyongyang represente uma ameaça nuclear credível para os EUA. Kim terá pretendido iniciar uma aproximação a Seul na sequência dos primeiros efeitos dos vários pacotes de sanções que o Conselho de Segurança da ONU foi aplicando nos últimos meses – e que passaram recentemente a incluir a importação de petróleo.

O principal receio é que Pyongyang volte a utilizar a diplomacia apenas para conseguir ganhar tempo e um alívio de sanções sem, na verdade, fazer concessões reais. A mínima suspeita de que é esta a estratégia de Kim poderá fazer descarrilar uma vez mais a via do diálogo, como sugeriu o ex-embaixador sul-coreano na ONU, Kim Sook, citado pelo Korea Herald: “Se a Coreia do Norte fizer exigências para além do adiamento dos exercícios militares bilaterais, deveremos recusá-los de forma resoluta.”

Sugerir correcção
Ler 1 comentários