Desemprego cai para 8,4% em Outubro e atinge taxa mais baixa desde 2005

Estimativa provisória aponta para nova queda em Novembro, mês em que a taxa terá ficado em 8,2%. Desemprego jovem, que cresceu de Setembro para Outubro, voltou a baixar em Novembro

Foto
Desemprego está no valor mais baixo desde 2005 Patrícia mMartins

O desemprego continua a recuar e, em Outubro, atingiu 8,4% da população activa. O Instituto Nacional de Estatística (INE) nota que esta é a taxa mais baixa desde Fevereiro de 2005 e prevê que em Novembro o desemprego continue a sua trajectória descendente para os 8,2%. A população empregada continua a aumentar.

Os dados de Outubro representam uma revisão em baixa (de 0,1 pontos percentuais) face ao valor provisório divulgado anteriormente e apontam para um recuo tanto em relação a Setembro (8,5%) como em comparação com o período homólogo (10,6%).

Tal como o INE previa nos dados provisórios, o desemprego jovem teve em Outubro uma evolução positiva e registou um aumento em cadeia (embora menor do que inicialmente estimado) de 24,5% para 24,6%. Mas esta tendência não se confirma em Novembro, mês em que o INE prevê uma descida para 23,7% face ao mês anterior, ou seja, menos 0,9 pontos percentuais. Na comparação homóloga, a taxa dos jovens dos 15 aos 24 anos desempregados continuou a recuar.

Estes dados são ajustados de sazonalidade, mas mesmo quando não se têm em conta estes efeitos a tendência de descida generalizada do desemprego mantêm-se. Em Outubro, a taxa de desemprego não ajustada de sazonalidade foi de 8,5%, tendo-se mantido inalterada tanto em relação ao mês anterior e tendo-se reduzido em 2,2 pontos percentuais em comparação com o período homólogo, mantendo-se a tendência iniciada em Agosto de 2013.

A manutenção mensal da taxa de desemprego, realça o INE, “foi acompanhada pela variação praticamente nula da população desempregada e pelo aumento da população empregada”. Já a redução homóloga é o resultado diminuição da população desempregada (20%) e do aumento da população empregada (3,2%).

Em Novembro de 2017, a estimativa provisória da taxa de desemprego ajustada de sazonalidade é de 8,2% (menos 0,2 pontos percentuais face ao mês anterior e um recuo de 2,3 pontos percentuais face a Outubro de 2016), valor que passa para 8,3% quando não se têm em conta os efeitos sazonais.

O INE dá conta de 4,7 milhões de pessoas empregadas em Outubro, mais 12 mil do que no mês anterior, e em Novembro espera-se que continue a aumentar.

O INE iniciou a publicação de estatísticas mensais do mercado de trabalho em 2014. Os dados dizem respeito ao trimestre centrado em cada mês – ou seja, os números de Novembro são relativos ao trimestre composto por Outubro, Novembro (para os quais já há dados definitivos, resultantes de inquéritos) e Dezembro (em que os valores são calculados por projecção) – e são provisórios.

Os dados também são apurados de forma diferente da que é usada no inquérito trimestral, em particular o universo da população considerado e o facto de se divulgarem também dados ajustados de sazonalidade.

Sugerir correcção
Comentar