Jovem acusa segurança do Musicbox de agressão. Gerência descarta responsabilidades

A PSP confirma ter registo do caso, mas diz que não foram identificados suspeitos.

Foto
O bar situa-se na zona do Cais do Sodré Rui Soares / Arquivo

Na madrugada de quinta para sexta-feira, uma discussão que começou com um copo de plástico terá terminado na agressão de um jovem de 23 anos por um segurança do bar Musicbox, no Cais do Sodré, em Lisboa, e por outra pessoa cuja identidade está por determinar. A gerência deste espaço de diversão nocturna declina, porém, responsabilidades no sucedido.

O jovem, Tomás Monteiro, e uma amiga terão tentado sair do espaço com copos de plástico na mão, o que deu origem a uma discussão com a equipa do bar e, na sequência, à referida agressão.

A denúncia foi feita nas redes sociais, pela amiga de Tomás Monteiro, que também diz ter sido agredida. Num post público feito na sua conta de Facebook, Alexandra Abreu conta que "o segurança foi a correr atrás" do amigo, "que já se encontrava no topo da rua relativamente distante do bar e, juntamente com um estrangeiro qualquer, espancaram-no".

Gonçalo Riscado, responsável pela CTL, empresa que detém o Musicbox, apresenta, porém, uma versão diferente ao PÚBLICO, garantindo que os seguranças deste espaço "não estiveram envolvidos de maneira nenhuma".

O mesmo responsável, que não presenciou os factos, admite ao PÚBLICO que houve uma discussão entre os jovens e os seguranças –  trabalhadores da empresa Cosmos –  e a equipa do Musicbox. Contudo, acusa uma "figura", que diz saber quem é, de ser o responsável pela agressão do jovem. O acto violento, cujas consequências físicas estão documentadas numa foto igualmente partilhada no Facebook, terá acontecido numa zona mais afastada do bar, assegura o mesmo responsável, acrescentando que os seguranças nem sequer presenciaram o acontecimento.

"Há figuras que circulam na noite de Lisboa e se aproveitam destes conflitos", refere Gonçalo Riscado. Que aproveita o contacto do PÚBLICO para se queixar do "pouco policiamento" na noite. 

Questionado sobre o facto de os jovens acusarem um segurança do bar de também ter participado nas agressões, o responsável pelo Musicbox diz que "os jovens estão confusos, porque a discussão tinha envolvido a equipa do bar". E acrescenta: "Eles imaginaram que alguém do Musicbox tinha sido responsável."

A amiga do jovem agredido, Alexandra Abreu, diz ao PÚBLICO "tudo se passou muito rápido". Mas diz estar certa de que o segurança foi um dos responsáveis pelas agressões. "O mesmo segurança que bateu no meu amigo, agrediu-me também a mim", declara. 

À SIC, a mãe do jovem declarou que “ele já tinha bebido um copo ou dois, não se recorda na totalidade". "Sabe que não foi correcto, que trocou umas palavras menos agradáveis com o segurança e depois saiu. Assim que pôs os pés na rua foi imediatamente posto no chão, foi pontapeado e socado pelo segurança da dita discoteca e por uma outra pessoa”.

Ao PÚBLICO, o comissário João Ramos, do comando metropolitano da PSP de Lisboa, confirma que a polícia foi chamada ao local e identificou os lesados. Contudo, “não foram identificados suspeitos”. E acrescenta que, quando a PSP chegou, "o bar já estava fechado".

Notícia actualizada às 15h46 de 7 de Janeiro, com declarações de Alexandra Abreu.

Sugerir correcção
Comentar