José Luís Arnaut é o novo presidente da ANA

Antigo governante passa de presidente da assembleia geral para “chairman” da ANA, substituindo Ponce Leão, que segue para a NAV. Carlos Lacerda mantêm-se como presidente executivo da gestora aeroportuária

Foto
Arnaut já era presidente da assembleia geral da ANA Nuno Ferreira Santos

O advogado e antigo ministro-adjunto José Luís Arnaut vai ser o novo presidente do conselho de administração da ANA – Aeroportos de Portugal, substituindo Jorge Ponce de Leão, confirmou hoje fonte da empresa.

“Confirmo a escolha da assembleia-geral [realizada na quinta-feira] do dr. José Luís Arnaut para presidente do conselho de administração (‘chairman’) da ANA”, disse fonte oficial da empresa em resposta escrita enviada à agência Lusa.

Jorge Ponce de Leão deixa as funções de presidente do conselho de administração da ANA, que exercia desde Agosto de 2012, empresa na qual foi igualmente presidente executivo, cargo em que foi substituído no final de Março por Carlos Lacerda.

Em resposta à agência Lusa no início de Dezembro, fonte oficial da ANA recordou que as funções do então ‘chairman’ terminariam em 31 de Dezembro de 2017, na sequência da nomeação pelo Governo para Ponce de Leão presidir à NAV, gestora do tráfego aéreo nacional.

A notícia foi avançada ontem pelo Jornal de Negócios, ao qual José Luís Arnaut explicou que sempre esteve “muito ligado” ao grupo francês Vinci, que detém a ANA. O até agora presidente da assembleia-geral da empresa acrescentou: “Estou lá dentro. É uma transição natural”.

José Luís Arnaut, que é desde 2014 membro do conselho consultivo internacional do Goldman Sachs, disse ao Jornal de Negócios que a nomeação “não altera em nada” a relação com esta entidade, nem como o escritório de advogados no qual trabalha.

Já Jorge Ponce de Leão afirmou ao jornal que esta é uma “sucessão natural”. “É uma pessoa que conhece bem a empresa e que tem uma relação de muitos anos com o accionista”, adiantou.

Sugerir correcção
Comentar