Garrafa de vodka avaliada em 1,1 milhões de euros roubada de colecção privada

A garrafa encontrava-se em exposição num bar da capital dinamarquesa.

Foto
A garrafa é feita com 3,3 quilos de ouro e outro tanto de prata Reuters/SCANPIX DENMARK

Uma garrafa de vodka, aparentemente a mais cara do mundo, foi roubada de uma colecção em Copenhaga nesta terça-feira, afirmou o dono da colecção ao jornal local dinamarquês The Local Denmark. A garrafa, avaliada em 1,1 milhões de euros, foi roubada no bar Café 33, onde estava em exposição, em Vesterbro na capital dinamarquesa, referiu o dono do estabelecimento à televisão TV2.

A garrafa de vodka da marca Russo Baltique, antiga empresa da indústria automóvel, é única, feita com 3,3 quilos de ouro e outro tanto de prata. É também adornada com pele proveniente de um carro de corrida de Monte Carlo de 1912. A garrafa assemelha-se à frente de um carro e tem uma tampa com diamantes incrustados.

“Tinha pedido a garrafa emprestada a uma empresa russa chamada Dartz Factory, que produz os carros e a vodka mais caros do mundo. Tem feito parte da minha colecção nos últimos seis meses”, disse o dono Brian Ingberg. A Dartz Motorz Company é uma empresa privada com sede na Letónia e que produz veículos blindados de elevado desempenho.

“Estou obviamente muito perturbado. Era a peça mais importante da minha colecção. Das 1200 garrafas que tenho, esta era uma garrafa muito especial”, acrescentou Ingberg. O roubo foi reportado à Polícia de Copenhaga. Imagens captadas pelas câmaras de segurança, publicadas na página de Facebook da colecção de vodka, mostram dois homens com a cara tapada e de boné a roubar a garrafa.

“Eles tinham aparentemente uma chave ou uma réplica da chave. Conseguiram subir as grades e destrancar a porta. De seguida entraram no bar e partiram a porta que se encontra na cave e dá acesso ao museu da vodka. Saíram depois apenas com uma garrafa, apesar de haver 1200 que poderiam levar”, afirmou Ingberg à TV2.

A polícia confirmou à estação televisiva que recebeu a queixa e que o caso está a ser analisado pela secção de roubos. Segundo a AP, o dono referiu ainda que a garrafa não tinha seguro.

Sugerir correcção
Comentar