Coreia do Norte reabre linha de comunicação com o Sul

O anúncio surge depois de Seul ter respondido positivamente à disponibilidade de Pyongyang para conversações.

Foto
O dispositivo de comunicação utilizado para o diálogo entre as autoridades de Seul e de Pyongyang LUSA/YONHAP

A Coreia do Norte anunciou esta quarta-feira a reabertura do canal de comunicações intercoreano às 6h30 de Lisboa, um dia depois de ter recebido a proposta sul-coreana para realizar negociações oficiais, disse o Governo de Seul.

O canal foi reaberto às 15h30 locais (6h30 em Portugal continental) e responsáveis dos dois países estacionados na aldeia de Panjumon, na zona desmilitarizada, falaram durante alguns minutos, disse o Ministério para a Unificação sul-coreano, citado pelo Korea Times.

"O lado norte-coreano ligou primeiro, e os dois lados verificaram se o telefone e o fax estavam a funcionar sem problemas durante cerca de 20 minutos", explicou um dirigente do ministério.

A linha directa entre os dois países estava fechada desde Fevereiro de 2016, por iniciativa de Pyongyang como forma de protesto pelo encerramento do complexo industrial conjunto de Gaesong.

Segundo o Governo norte-coreano, a ordem para restabelecer a linha de comunicação veio directamente do líder Kim Jong-un. "De acordo com as suas instruções, iremos comunicar de perto com a Coreia do Sul de uma forma séria e leal", afirmou o responsável pelos assuntos inter-coreanos da Coreia do Norte, Ri Song-gwon.

Este anúncio surge um dia depois de a Coreia do Sul ter proposto ao Norte a realização de negociações de alto nível sobre a possibilidade de uma participação nos Jogos Olímpicos de Inverno, que vão decorrer em Fevereiro, no Sul. Na segunda-feira, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, tinha sugerido o envio de uma delegação do Norte aos Jogos Olímpicos de Pyeongchang.

Os EUA manifestaram algum cepticismo em relação a estas negociações. Nikki Haley, a embaixadora norte-americana na ONU, disse que o seu país tem informações de que a Coreia do Norte pode estar a preparar um novo ensaio de míssil. E o Departamento de Estado dos EUA disse que esta aproximação do Norte pode ter o objectivo de “criar um fosso” entre Seul e Washington. 

Sugerir correcção
Comentar