Governo indica Francisco Lima para presidir ao INE

Professor do Instituto Superior Técnico substitui Alda Macedo que terminou o mandato no final de Dezembro.

Foto
GS GONCALO SANTOS

O novo presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicado pelo Governo é Francisco Lima. O nome do professor do Instituto Superior Técnico (IST) e coordenador da licenciatura e do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial foi enviado para parecer da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap).

O novo presidente substitui Alda Carvalho e a sua equipa que cessou a comissão de serviço a 31 de Dezembro de 2017.

Fonte oficial da Presidência do Conselho de Ministros confirmou que além de Francisco Lima, que irá presidir ao instituto nos próximos cinco anos, o conselho directivo do INE será constituído por dois vogais: Carlos Manuel Matias Coimbra (que já é actualmente vogal) e Maria João Gaspar Tavares Zilhão.

Os nomes da nova equipa foram enviados para parecer da Cresap e “o novo Conselho Directivo iniciará funções quando tal for obtido e quando estiverem concluídas as demais formalidades legais necessárias”, precisou a mesma fonte.

Além de professor no Técnico, Francisco Lima é doutorado pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e tem desenvolvido investigação nas áreas do mercado de trabalho, do empreendedorismo e da avaliação de políticas públicas. Em 2012, por exemplo, fez uma avaliação da participação dos adultos na iniciativa Novas Oportunidades.

Foi consultor do Instituto Nacional de Estatística para a área de mercado de trabalho entre 2005 e 2013; é membro do Conselho Geral da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional e também da Comissão Científica do Centro de Relações Laborais.