Centros de saúde na região Oeste reforçam consultas devido à gripe

Serviços recomendam a utentes que liguem primeiro para a linha Saúde 24.

Foto
Marco Duarte

Os centros de saúde do Cadaval, Lourinhã, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras vão reforçar as consultas a doentes com gripe a partir de 8 de Janeiro. Os cinco centros de saúde vão dar prioridade ao atendimento dos casos de gripe, aumentando o número de consultas do dia e reduzindo o número de consultas programadas.

"Desde o dia 26 de Dezembro que aumentou a afluência às urgências hospitalares e está na hora de os cuidados primários alargarem os horários para que as pessoas não entupam as urgências", disse em conferência de imprensa, em Torres Vedras, o director do Agrupamento de Centros de Saúde (Aces) Oeste Sul, António Martins.

A partir de 8 de Janeiro, alguns destes centros de saúde, no distrito de Lisboa, vão também alargar o horário de atendimento "até se justificar".

No Cadaval, vai ser alargado o horário das 9h às 18h aos fins de semana e das 14h às 18h nos dias úteis. Em Torres Vedras, o centro de saúde passa a encerrar durante a semana às 22h, em vez das 20h, e vai funcionar aos fins-de-semana entre as 8h e as 20h. Vai manter-se o atendimento durante as 24 horas do dia em Mafra, enquanto na Lourinhã e Sobral de Monte Agraço o serviço decorrerá das 18h às 20h durante a semana e das 8h às 14h aos fins-de-semana.

Os responsáveis pedem aos cidadãos para telefonarem primeiro para a linha Saúde 24 antes de serem atendidos num centro de saúde ou numa urgência, para saberem como proceder de forma mais correcta.

No pico da gripe no Inverno passado, no final de 2016 e início de 2017, 5% dos atendimentos nas urgências do Centro Hospitalar do Oeste foram motivados pela gripe.

O Aces Oeste Sul possui 201 mil utentes, dos quais 30 mil não têm médico de família.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários