Alerta de agravamento do estado do mar a partir de quarta-feira

Estão previstas ondas que podem chegar aos cinco metros de altura no mar, o que originará forte rebentação junto à costa oeste de Portugal continental.

Foto
A Autoridade Marítima recomenda à população que "durante toda a semana se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias e de actividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima" PAULO PIMENTA

O estado do mar na costa oeste de Portugal continental vai sofrer um agravamento do estado do tempo a partir do final da tarde de quarta-feira, prevendo-se ondas até os cinco metros, alertou a Autoridade Marítima.

Em comunicado publicado na página da Internet, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) destaca que, apesar da ligeira melhoria registada esta terça-feira, a previsão do estado do mar na costa oeste sofrerá um agravamento a partir do final da tarde de quarta-feira, mantendo-se a agitação marítima até sábado.

De acordo com a AMN, estão previstas ondas que podem chegar aos cinco metros de altura no mar, o que originará forte rebentação junto à costa oeste de Portugal continental.

Por isso, a Autoridade Marítima recomenda à população que “durante toda a semana se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias e de actividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco”.

A Autoridade Marítima aconselha também aos pescadores lúdicos de pesca à cana que evitem pescar junto a zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas.

“Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que nestas condições extremas o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, salienta ainda a AMN.

Sugerir correcção
Comentar