Cachalote com dez toneladas encontrado morto ao largo de Olhão

O cachalote poderá ser o mesmo que na manhã de domingo encalhou na praia de Monte Gordo, em Vila Real de Santo António.

Foto
Joao Silva

Um cachalote com mais de dez toneladas foi encontrado morto nesta terça-feira, perto da ilha da Armona, em Olhão, no Algarve, tendo sido levado para o aterro sanitário para incineração, disse à Lusa fonte da Marinha.

De acordo com o comandante do Porto de Olhão, Nunes Ferreira, o cetáceo foi encontrado por pescadores da pesca da ganchorra pelas 11h00, tendo a Polícia Marítima rebocado o animal para o porto de Olhão, numa operação que envolveu a estação salva-vidas durante a subida da maré.

"Foi uma operação complexa devido ao peso do animal e que envolveu vários meios da Autoridade Marítima", destacou.

Segundo o comandante Nunes Ferreira, o cachalote, com 10,5 toneladas de peso e 8,5 de comprimento, poderá ser o mesmo que na manhã de domingo encalhou na praia de Monte Gordo, em Vila Real de Santo António.

"A hipótese de ser o mesmo animal que ontem [domingo] arrojou em Monte Gordo não está colocada de parte, embora não exista confirmação a 100%", sublinhou.

Um cachalote, com cerca de dez metros, encalhou no domingo na praia de Monte Gordo, tendo as autoridades marítimas, com a ajuda de populares, conseguido devolver o animal ao mar.

O cetáceo foi rebocado para a Docapesca, em Olhão, tendo sido posteriormente transportado para o aterro sanitário.

Sugerir correcção
Comentar