Mais uma portuguesa assassinada em Moçambique

O caso não tem qualquer relação com a portuguesa assassinada no mesmo país, que estava desaparecida desde 28 de Dezembro.

Morreu mais uma portuguesa em Moçambique RTP

Uma cidadã portuguesa morreu em Moçambique na sequência de um assalto, avançou o secretário de Estado das Comunidades à RTP. “Tivemos conhecimento da sua morte nesta madrugada, foi no seguimento de um assalto, de acordo com as informações de que dispomos”, disse José Luís Carneiro. A portuguesa tinha 77 anos e vivia sozinha em Manica. 

Esta é a segunda morte de uma cidadã portuguesa em Moçambique em menos de 24 horas: uma portuguesa que trabalhava para uma empresa portuguesa estava desaparecida desde 28 de Dezembro na província da Beira e acabou por se descobrir que tinha sido assassinada.

“Contudo importa esclarecer que o caso não tem qualquer relação com o caso anterior”, esclareceu o secretário de Estado, referindo que as mulheres moravam em províncias diferentes deste país africano. Em comum têm apenas o facto de terem morrido na sequência de assaltos, afirmou José Luís Carneiro. 

À agência Lusa, Carneiro disse ainda que a cidadã portuguesa residia há bastante tempo em Moçambique, onde era uma pequena empresária. As autoridades moçambicanas já detiveram dois suspeitos do assalto e posterior assassínio — a vítima acabou por não resistir aos ferimentos resultantes do assalto.

As diligências estão a ser desenvolvidas pelas autoridades judiciárias, estando os serviços consulares a tentar contactar com a família, o que até ao momento ainda não foi possível, disse ainda.

Marcelo envia condolências

O Presidente da República apresentou neste domingo condolências à família da portuguesa que morreu após um assalto à sua residência em Chimoio, na província moçambicana de Manica, deixando também uma palavra de solidariedade à comunidade portuguesa de Moçambique.

Numa mensagem divulgada na página oficial da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa envia as suas "sentidas condolências à família, deixando neste momento difícil uma palavra de solidariedade à comunidade portuguesa de Moçambique". com Lusa

Sugerir correcção
Comentar