Samuel Barata e Jéssica Augusto ganham em Lisboa; Rui Pedro Silva e Salomé Rocha no Porto

As São Silvestres das duas mais importantes cidades portuguesas correram-se neste sábado.

Foto
Reuters/Andrew Boyers

Samuel Barata (Benfica) concretizou neste sábado o “sonho” de vencer a São Silvestre de Lisboa, na sua primeira participação, conquistando a "guerra dos sexos" ao bater Jéssica Augusto (Sporting), que venceu no sector feminino.

“É o concretizar de um sonho, eu sou um atleta novo, vejo esta prova há 10 anos na televisão e sempre pensei que queria ser aquele atleta que vencia. Hoje vim como estreante e senti-me bem desde início”, afirmou Samuel Barata, em declarações à agência Lusa.

Samuel Barata relegou o triatleta João Pereira (Benfica) e Hermano Ferreira (Benfica), vencedor da corrida em 2010, 2011, 2014, 2015 e 2016, para as segunda e terceira posições, respectivamente.

No sector feminino, Jéssica Augusto repetiu os triunfos de 2008, 2010 e 2016, deixando Marta Pen (Benfica) no segundo lugar e Susana Godinho (Sporting) no terceiro.

“Sabia que ia ser muito difícil vencer os homens na geral, por isso dei o meu máximo para vencer entre as mulheres, esse era o meu objectivo, porque venci a primeira e queria vencer a 10.ª. Em relação ao ano passado não estou tão em forma, mas saí com boas sensações, vencer é sempre motivador”, admitiu Jéssica Augusto.

Na última corrida do ano na capital lisboeta, as mulheres partiram para os 10 quilómetros com partida e chegada nos Restauradores com 2m57s de avanço sobre os homens, insuficientes para evitar o quarto triunfo dos homens, contra cinco das mulheres.

No Porto, os triunfos foram para Rui Pedro Silva e Salomé Rocha. O corredor masculino venceu pela oitava vez na sua carreira a prova com o tempo 29m56s.

Rui Pedro Silva fez a sua melhor marca na São Silvestre do Porto, tendo chegado à meta 35 segundos antes do segundo classificado, André Pereira, do Benfica, que correu os 10 quilómetros em 30m32s. Daniel Gregório, do Centro de Atletismo de Seia, com o tempo de 30m34s, foi terceiro.

"A cada ano que passa começa a ser mais complicado, mas hoje desde o primeiro momento senti-me muito bem. Fui a comandar praticamente desde o início. O mais complicado é a última parte quando saímos do túnel [de Ceuta] e já temos nove quilómetros nas pernas. Mas quando se vê a meta, ganha-se força", disse aos jornalistas Rui Pedro Silva.

Rui Pedro Silva vai em 2018 dar prioridade aos Campeonatos Nacionais e em Agosto ao Europeu de pista, tendo avançado que um possível regresso à Maratona só em 2019 para fazer marca de qualificação para os Jogos Olímpicos.

Já Salomé Rocha - que fez a prova em 34m35s, à frente de Cristiana Valente, do Recreio Desportivo de Águeda (35m28s), e de Vanessa Carvalho, do Sporting de Braga (35m47s) - destacou o "carinho do povo".

A São Silvestre do Porto contou com 11.000 pessoas, somando-se 5000 participantes na vertente de caminhada, cujo percurso é de cinco quilómetros. Estiveram representadas 37 nacionalidades. Os atletas masculinos mais experientes em prova foram Pacheco Lopes e Félix Dias com 82 anos, enquanto a mulher mais velha chama-se Maria Pinto e tem 71 anos.

 

Sugerir correcção
Comentar