O mundo em imagens: estas são as fotogalerias mais vistas de 2017

Divulgámos ao longo dos últimos 12 meses centenas de imagens — porque sabemos que, por vezes, elas falam mesmo mais do que mil palavras. Estas foram as cinco fotogalerias mais populares do P3 em 2017. Vale a pena ver (ou rever)

Foto

A realidade nua e crua de um parto

“É um acontecimento bonito mas é também turbulento e impressionante.” O aviso é da Birth Photography Image Competition, concurso internacional que premeia as melhores fotografias de nascimento a nível mundial. As fotografias são testemunhos de partos vaginais — em casa, no carro ou em ambiente hospitalar — e descrevem o pré-parto, o parto e o pós-parto. 

Todas as vulvas são bonitas

São centenas de desenhos de vulvas, todas diferentes, todas iguais — menstruadas, depiladas, com lábios maiores ou mais pequenos. E é uma celebração da diversidade, que procura mostrar que “há muitos tipos de corpos, com várias formas, tamanhos e cores” — e ainda bem que assim é. O The Vulva Gallery, da ilustradora holandesa Hilde Atalanta, é também um grito de alerta: na última década, o número de mulheres que se submeteram a labioplastias (redução dos pequenos lábios vaginais) por razões estéticas aumentou significativamente. Em nome de quê?

O lado menos “natural” da amamentação

São imagens cruas, que procuram mostrar que a amamentação nem sempre é a coisa natural do mundo — e nem tem de ser. "Dá imenso trabalho e pode ser uma das coisas mais difíceis com a qual as mães têm de lidar na sua vida", escreveu uma das entrevistadas do projecto de Leah DeVun. A nova-iorquina passou por difíceis experiências de gravidez e amamentação e daí nasceu a ideia de criar a série de imagens In the age of mechanical reproduction, onde se mostram mulheres que recorreram a dispositivos artificias para conseguirem amamentar.

O país onde o uso de drogas é punido com a morte

A guerra contra o narcotráfico e a toxicodependência foi uma das principais armas eleitorais de Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas. Mas a batalha dele é tudo menos consensual. "Existem três milhões de toxicodependentes [no país] e eu ficaria feliz por massacrá-los." As imagens desta galeria podem ser consideradas chocantes.

A beleza de uma rara disfunção genética

Melanie tem 28 anos e sofre de uma rara disfunção genética chamada displasia ectodérmica, uma mutação genética ocorrida quando estava ainda no útero da sua mãe. Depois de anos a combater a sua aparência, a jovem norte-americana tornou-se modelo — é uma lição de vida para muitos. 

Sugerir correcção
Comentar