O olhar positivo de Barack Obama para entrarmos em 2018

O ex-presidente norte-americano destacou no Twitter três histórias positivas do ano que está a terminar.

Foto
"Por todas as más notícias que parecem dominar a nossa consciência colectiva, há inúmeras histórias deste ano que nos lembram o que há de melhor na América", escreveu Reuters/MARK MAKELA

Barack Obama destacou esta sexta-feira na sua conta de Twitter três histórias que o marcaram pela positiva no ano de 2017. “À medida que entramos em contagem decrescente para o novo ano, podemos reflectir e prepararmo-nos para o que aí vem. Por todas as más notícias que parecem dominar a nossa consciência colectiva, há inúmeras histórias deste ano que nos lembram o que há de melhor na América”, lê-se no primeiro de uma série de tweets do ex-presidente norte-americano.

A primeira história destacada por Barack Obama refere-se a um casal da cidade de Houston, no Texas, e à organizadora do casamento deste casal. Tudo começou com a ideia de uma actividade a realizar no dia do casamento, entretanto adiado devido ao furacão Harvey. Kat Creech, a organizadora do casamento, lembrou-se de preparar uma acção de voluntariado como actividade para os convidados do casamento adiado. Os 30 convidados transformaram-se em centenas de voluntários vindos de todo o país. A acção levou à criação da Recovery Houston, uma organização de voluntariado que ajuda a ligar os sobreviventes ao furacão, que eram também proprietários de casas que ficaram destruídas, a voluntários dispostos a ajudar.

Outra das histórias é sobre um jogador da liga de futebol americano (NFL). “Chris Long deu o salário que recebeu nos primeiros seis jogos da época da NFL para financiar bolsas de estudo em Charlottesville, VA. Queria fazer mais, por isso decidiu doar o salário de toda a época. Esta é uma história de 2017”, lê-se no terceiro tweet do ex-presidente. O jogador criou a Pledge 10 for Tomorrow, uma campanha para promover a equidade e oportunidade educacional para jovens carentes nas três cidades onde jogou: Philadelphia, Boston e St. Louis. Long conseguiu ainda angariar 180.000 dólares (150.826 euros) em doações por parte de fãs, empresas e colegas.

A última história de 2017 destacada por Barack Obama refere-se a Jahkil Jackson, um rapaz de 10 anos que entrega os seus “sacos abençoados” a sem-abrigos em Chicago. Dentro dos sacos encontram-se meias, artigos de higiene e comida. Jahkil ganhou o prémio 2017 Gloria Barron Prize for Young Heroes, um prémio nacional entregue a 25 jovens que estejam a criar um impacto positivo no mundo. E esta semana conseguiu chegar ao seu objectivo: entregar 5000 sacos.

“Por toda a América as pessoas escolhem envolver-se, comprometer-se e levantar-se. Cada um de nós pode fazer a diferença, e todos devemos tentar", escreve o ex-presidente no último tweet da sequência. "Por isso vão e mudem o mundo em 2018.”

Sugerir correcção
Comentar