Segurança reforçada e apelo ao uso de transportes públicos na passagem de ano no Porto

Neste dias de festa na cidade, serão estabelecidos perímetros de segurança e zonas onde só se circulará de transportes públicos.

Foto
Paulo Pimenta

O conselho é repetido, mas volta a ser dado: usem os transportes públicos. Na apresentação, nesta sexta-feira,  do Plano Operacional de Acção de Segurança e Mobilidade, desenhado pelo município do Porto em conjunto com as forças de segurança para a passagem de ano, a recomendação de deixar o carro em casa ou fora do perímetro de festa foi reforçada. E haverá um aumento do policiamento a partir deste sábado.

As medidas de segurança são as habituais, como explicou Ângelo Sousa, primeiro comandante da Polícia de Segurança Pública (PSP), que não divulgou o número de efectivos mas garantiu uma “operação de grande envergadura”, com a presença de carros patrulha, equipas de intervenção rápida, policiamento do trânsito e polícias à civil, bem como o controlo externo através de equipas de inteligência.

“Em termos de histórico, este tem sido um evento seguro. Os registos de segurança são inócuos, praticamente”, adiantou o primeiro comandante da PSP.

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, aproveitou para garantir que o objectivo de “tornar o Porto um destino de passagem de ano” foi conseguido, aludindo aos milhares de visitantes que a cidade recebe nesta data. O autarca adiantou ainda que, em relação à segurança nestes eventos, “a Câmara Municipal do Porto segue os padrões internacionais”, referindo que “é bom ter-se a noção de que há riscos mais imprevisíveis”. O reforço da segurança é assim uma resposta por se viverem “tempos diferentes”, reforçou. O comandante da PSP acrescentou ainda que “o Porto é uma cidade segura”, mas num evento destas dimensões “as preocupações quer do organizador, quer das forças de segurança são acrescidas”.

Em relação à mobilidade, entre 30 de Dezembro e 1 de Janeiro haverá cortes na circulação rodoviária no centro do Porto, principalmente na noite de passagem de ano, onde as zonas dos Aliados, Bolhão, Trindade e Praça da Galiza estarão interditas à circulação automóvel. A solução está nos transportes públicos, a forma “mais fácil e próxima de chegar aos Aliados”, afirmou o director de departamento municipal de Mobilidade e Gestão da Via Pública, Manuel Paulo Teixeira. Os transportes públicos serão mesmo os únicos a ‘furar’ o perímetro de interdição montado no plano.

“Ainda assim não deixamos as pessoas [que trazem transporte individual] sem solução, porque temos também vários parques periféricos”, esclareceu Manuel Paulo Teixeira. Assim, os parques da Casa da Música, do Metro do Estádio do Dragão e do Campo Alegre vão praticar tarifas especiais para quem utilizar os transportes públicos para chegarem à zona da festa de passagem de ano. “O que aconselhamos as pessoas a fazer, para não ficarem prisioneiras dos seus carros e passarem no meio do trânsito, é viajarem com tempo, usarem os transportes públicos e regressarem dessa forma”, conclui, garantindo que haverá oferta suficiente.

Na passagem de ano, o Metro do Porto terá um reforço a partir das 20h, estando aberto durante toda a noite. A CP também criou bilhetes especiais, como já é habitual, a 2€ para os serviços urbanos do Porto (bem como de Lisboa e Coimbra), além de comboios especiais para a passagem de ano nas linhas urbanas do Porto e Lisboa. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar