Alojamento local mais caro no Porto do que em Lisboa para o Ano Novo

Oferta limitada para a passagem do ano e o aumento da procura justificam subida dos preços. No Porto mais do que duplicou (126%) e em Lisboa subiu 76,5% em relação a Dezembro do ano passado.

Foto
Paulo Pimenta

O alojamento local está praticamente esgotado em Lisboa e no Porto para a passagem de ano, avança o Dinheiro Vivo nas edições desta sexta-feira do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias, acrescentando que os preços no Porto e em Lisboa estão muito superiores aos registados em Dezembro do ano passado. Citando dados da plataforma Airbnb, os valores no Porto aumentaram 126%, sendo a tarifa mediana de 129 euros, e subiram 76,5% em Lisboa, com uma tarifa média de 113 euros para a noite da passagem do ano.

O acréscimo de valores é justificado com a pouca oferta de alojamento local para este período e com a grande procura por parte dos turistas: 356 unidades no Porto e 739 em Lisboa. Nos últimos anos estes dois destinos estiveram, por várias vezes, entre os melhores da Europa e do mundo. Também outras cidades portuguesas estão mais caras do que no ano passado, mas com percentagens inferiores às duas principais cidades do país.

O presidente da Associação do Alojamento Local, Eduardo Miranda, disse ao Dinheiro Vivo que é “normal a subida de preços numa altura de maior procura como a passagem do ano”, mas refere que os preços médios de T0 e T1 arrendados no Porto para a noite de 31 de Dezembro estão entre os 74 e os 78 euros. O mesmo explicou que a plataforma contabiliza taxas extra, o que deixa os valores inflacionados, o mesmo acontecendo com a avaliação de rentabilidade. A associação está a trabalhar na criação de uma ferramenta específica para o alojamento local português.

Sugerir correcção
Comentar