A noite de passagem de ano pode ter chuva, mas não muita

Prepare-se para entrar em 2018 de guarda-chuva na mão, a não ser que esteja disposto a enfrentar a chuva fraca esperada para todo o território continental na última noite do ano. As previsões poderão ainda mudar.

Foto
Na tarde de domingo, haverá vento forte, chuva e agitação marítima Marco Duarte

O último dia de 2017 será marcado por uma descida de temperatura e por chuva fraca, já que além da passagem do ano haverá também a passagem de uma superfície frontal fria pelo território português na tarde de domingo. Cristina Simões, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), refere que as condições meteorológicas se agravarão durante a tarde (e atenuarão ao início da noite) e alerta para a forte agitação marítima, pedindo cuidado a quem tenha por hábito deslocar-se às praias nas festividades de ano novo.

A “rápida” passagem de uma frente fria durante a tarde de dia 31 (ligeiramente mais tarde na região Sul) fará com que haja um agravamento das condições meteorológicas: o vento vai intensificar-se, enfraquecendo ao início da noite, e espera-se chuva fraca e aguaceiros pouco frequentes por todo o território, “embora com baixa probabilidade”. No domingo irá nevar na Serra da Estrela e nas terras acima dos 1200 metros a partir da tarde.

Estas previsões são feitas com os dados de que o IPMA dispõe actualmente. Cristina Simões explica que existe ainda alguma incerteza em relação às condições meteorológicas de domingo e segunda-feira e diz que só mais perto da data se conseguirá dizer com exactidão quais as temperaturas e precipitação esperadas para as últimas horas do ano.

Como “nestes dias as temperaturas têm estado altas para a época”, a meteorologista Cristina Simões refere que haverá “uma descida gradual da temperatura mínima” entre os dias 30, 31 e o primeiro dia de 2018. Em Lisboa e no Porto, a temperatura mínima no domingo será de 11ºC; no Algarve será de 10ºC e 16ºC na Madeira.

Quando à agitação marítima, a meteorologista avisa que “é preciso cuidado”, até porque existe quem tenha por hábito deslocar-se à praia na passagem de ano: a agitação marítima será forte, sobretudo na costa Ocidental, com ondas entre os 4 e 5 metros. Ainda que não esteja nenhum alerta activado ainda, Cristina Simões refere que deverá ser lançado o alerta amarelo no dia 31 devido à agitação do mar.

Na Madeira, prevê-se "a ocorrência de aguaceiros fracos" durante a tarde de dia 31 mas o IPMA refere que, na passagem de ano, há "baixa probabilidade de ocorrência de precipitação" – também a agitação marítima estará “normal”, esclarece a meteorologista. Ainda assim, sentir-se-á vento moderado na região.

Na segunda-feira, primeiro dia do ano, o tempo deverá estar nublado nas regiões Norte e Centro e espera-se que esteja pouco nublado na região Sul. A Norte, o novo ano deverá começar com períodos de chuva fraca, com queda de neve acima dos 1200 metros.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários