Anand é o novo campeão mundial de semi-rápidas

Indiano terminou sem derrotas as 15 jornadas da competição, em Riade.

Foto
Kent Skibstad/Reuters

Aos 48 anos, o indiano Viswanathan Anand voltou a conquistar um título mundial, ao vencer a prova de semi-rápidas que se realizou em Riade, capital da Arábia Saudita. Anand terminou invicto as 15 jornadas do evento, disputado ao longo dos últimos três dias, com 10,5 pontos, os mesmos dos russos Vladimir Fedoseev e Ian Nepomniachtchi, que encerraram o pódio.

Para alcançar o título, porém, Anand ainda teve de derrotar Fedoseev num mini-match de duas partidas, que levou a melhor ao vencer a primeira e ao empatar na segunda. Magnus Carlsen, o líder do ranking nesta modalidade, ao perder na última ronda perante outro dos russos presentes, Alexander Grischuk, teve de se contentar em partilhar a quarta posição com mais cinco jogadores.

Aliás, os principais favoritos estiveram muito longe do seu melhor, com o arménio Aronian a terminar na 29.ª posição e o francês Lagrave a ser apenas 41.º. Pior ainda esteve o anterior detentor do título, o ucraniano Vassily Ivanchuk, a grande surpresa pela negativa, 98.º classificado, com apenas 6,5 pontos, entre os 134 participantes.   

Sugerir correcção
Comentar