Um crowdfunding para ajudar veterinária a trazer cadela para Portugal

Uma jovem portuguesa está a trabalhar nas ilhas Fiji e quer regressar ao seu país na companhia de Fifa, a cadela que adoptou. Para suportar os custos lançou uma campanha de angariação de fundos que termina no fim de Janeiro

Foto

Há cerca de três meses, Rita Assunção quase atropelou uma cadela quando regressava a casa e não hesitou em dar-lhe os cuidados necessários. “Era uma cadelinha muito pequenina com cerca de dois meses, estava muito magra, coberta de pulgas e não tinha praticamente pêlo nenhum. Não tive coragem de a deixar ali”, conta ao Pet numa entrevista por Skype. O primeiro pensamento da veterinária portuguesa foi tratar o animal e tentar arranjar-lhe uma nova casa, mas depressa se afeiçoou à cadela e acabou por adoptá-la.

Cuidar de animais indefesos e vítimas de negligência por parte dos donos é o dia-a-dia da jovem de 28 anos que está, desde Janeiro, a viver em Savusavu, nas ilhas Fiji. “Aqui as pessoas não têm noção das necessidades dos animais, nem sabem tratar deles. É muito comum ver cães que não são alimentados, andam livremente na rua mesmo quando têm donos, não têm coleiras nem identificação, e acabam por ser atropelados”, explica.

Natural de Lisboa, Rita estava à procura de emprego após concluir o curso e encontrou a oportunidade de se tornar numa das poucas veterinárias da Animals Fiji, uma organização que depende de donativos para conseguir prestar os cuidados básicos de saúde a todos os animais no país. Perto de terminar a experiência de voluntariado, quer regressar a Portugal na companhia de Fifa, mas percebeu que precisa de ajuda.

Por isso, decidiu criar uma campanha para angariar os dois mil euros necessários para cobrir o preço da viagem da sua cadela. “Quando adoptei a Fifa sabia que ia ser muito difícil levá-la comigo para Portugal devido aos custos muito superiores aos voos das pessoas. O preço do voo dela é o dobro do meu e, como o meu salário permite-me apenas cobrir os custos de vida, lembrei-me de criar uma campanha de crowdfunding”, conta.

De acordo com Rita, a campanha Help Fifa get her happy ending, iniciada a 3 de Novembro, já angariou quase 1.200 euros e continua activa na plataforma GoFundMe até ao fim do mês de Janeiro. A veterinária já tem viagem de regresso agendada para Fevereiro e espera marcar o voo de Fifa numa data próxima. “Mesmo que não consiga angariar os fundos necessários a tempo do meu regresso, ela aqui não fica”, garante.

Sugerir correcção
Comentar