Reaproveite as sobras alimentares da época festiva

Foto
lm miguel manso

Nesta época festiva em que a mesa está sempre repleta de iguarias, as sobras alimentares são frequentes. Reaproveitá-las e reinventá-las em pratos principais tradicionais, alternativas vegetarianas, sobremesas e até doces para consumir em famílias ou até partilhar é uma tarefa possível e muito eficaz.

Preparámos receitas para o ajudar a reutilizar as sobras alimentares e evitar o desperdício alimentar. Poupará dinheiro, conseguirá alternativas interessantes e saudáveis, podendo levar refeições preparadas de casa para o trabalho ou para a escola.

O que é a Pegada do Desperdício Alimentar?     

É necessário informar e sensibilizar os consumidores, inclusive os jovens, para uma mudança de atitudes, comportamentos e conhecimento, numa perspectiva de uso sustentável dos alimentos. Todos os anos, os portugueses deitam para o lixo um milhão de toneladas de alimentos, ou seja, cada um desperdiça, em média, 132 quilos de comida por ano. O combate ao desperdício alimentar deve ser encarado do ponto de vista ambiental, mas também como uma questão económica com objectivos de desenvolvimento sustentável. Veja o vídeo aqui.

Prolongar a vida de crus e cozinhados

Na nossa casa o frigorífico colabora na luta contra o desperdício alimentar. Ficam algumas indicações:

- Use alimentos sãos.

- Não quebre a cadeia do frio. Se comprar produtos refrigerados ou congelados, leve-os para casa em sacos isotérmicos. Também não se deve congelar um alimento descongelado.

- Não encha demasiado o frigorífico, para permitir a circulação do ar em redor dos alimentos, bem como uma temperatura uniforme em todas as áreas.

- Retire os produtos frescos pouco tempo antes de serem consumidos.

- Consuma preferencialmente os alimentos que se encontrem há mais tempo no frigorífico.

Conteúdo da responsabilidade da Deco

Sugerir correcção
Comentar