Politécnico do Porto vai disponibilizar 200 bicicletas eléctricas aos alunos

IPP vai investir 430 mil euros para disponibilizar 200 bicicletas eléctricas para os estudantes. É o projecto biP.Porto

Foto
Andrew Gook/Unsplash

O Instituto Politécnico do Porto vai comprar 200 bicicletas eléctricas para os seus estudantes, num investimento de 430 mil euros, informou o administrador do estabelecimento de ensino superior, Paulo Ferraz.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O Instituto Politécnico do Porto vai comprar 200 bicicletas eléctricas para os seus estudantes, num investimento de 430 mil euros, informou o administrador do estabelecimento de ensino superior, Paulo Ferraz.

Segundo a fonte, o projecto — designado biP.PORTO e financiado em 85% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) — pretende "alterar as formas de mobilidade dos estudantes". Em declarações à agência Lusa, o administrador referiu que qualquer estudante das oito escolas do Politécnico do Porto pode usufruir, gratuitamente, das bicicletas, que têm um período de utilização de um semestre a um ano lectivo.

Para o empréstimo das bicicletas eléctricas, os estudantes terão um processo de candidatura que, de acordo com Paulo Ferraz, irá ser aberto em Janeiro. Em comunicado, o Instituto Politécnico explica que o meio de transporte actual, o período de utilização requerido, o tipo de utilização e os quilómetros previstos representam as questões "relevantes" na avaliação do pedido.

Quanto à distribuição das bicicletas eléctricas, será feita de acordo com a percentagem de alunos por escola. As oito escolas do Politécnico do Porto vão ter parques exclusivos para as bicicletas, assim como postos de carregamento eléctrico. Paulo Ferraz revelou ainda que dois estudantes da área do Design do Politécnico do Porto vão desenhar o capacete e o colete a usar pelos utilizadores das bicicletas.

Para Paulo Ferraz, a utilização de bicicletas eléctricas por parte da comunidade académica do Politécnico do Porto vai contribuir para uma "redução das emissões de gases" com efeito de estufa. Este projecto conta como parceiros a Área Metropolitana do Porto, a Federação Académica do Porto e a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.