Presidente da TAP “devia explicar” regresso de voos ao Sá Carneiro, diz Rui Moreira

Presidente da Câmara do Porto descarta críticas à aplicação da taxa turística na cidade.

Fotogaleria
Rui Moreira satisfeito com regresso de voos da TAP a partir do Porto e aprovação da taxa turística Manuel Roberto
Rui Moreira satisfeito com regresso de voos da TAP a partir do Porto e aprovação da taxa turística
Fotogaleria
Rui Moreira satisfeito com regresso de voos da TAP a partir do Porto e aprovação da taxa turística Manuel Roberto

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, chamou os jornalistas aos Paços do Concelho, esta quarta-feira, para falar sobre a futura taxa turística da cidade, que deverá começar a ser aplicada em Março, mas a mensagem mais significativa que o autarca tinha para enviar era para o presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, sobre o anúncio de reactivação de algumas ligações da companhia aérea nacional do Porto para cidades como Barcelona (Espanha) ou Milão/Malpensa (Itália). Rui Moreira diz que o Fernando Pinto “devia explicar” esta decisão aos portugueses.

Realçando que “naturalmente, fica satisfeito” com o anúncio de que a TAP vai voltar a voar directamente do Porto para Barcelona e Milão, duas vezes por dia, ainda que não haja data para o arranque da operação, o presidente da Câmara do Porto entende que há explicações devidas aos portugueses pela administração da TAP. “Ou esta é uma decisão comercial da TAP e então ele terá que assumir que errou quando pararam essas operações e, se errou, corrigiu o tiro, mas deve assumir que isto não é uma prenda [para o Porto], é uma prenda para ele próprio”, disse Moreira.

O autarca aventou outra hipótese para a decisão: “Ou então é por razões de serviço público e se é por isso ele deve dizer que, de facto, a TAP deve prestar um serviço público na medida em que o accionista Estado é maioritário e o interesse público deve sobrepor-se nesta matéria a questões de interesse comercial”.

Fernando Pinto anunciou na terça-feira, num almoço com jornalistas, que a companhia aérea nacional iria reactivar algumas ligações aéreas do Porto para a Europa, que tinham sido suspensas. Rui Moreira salientou a importância dessa decisão, sobretudo a partir do aeroporto de Milão/Malpensa – entretanto servido pela Ryanair. “É uma ligação muito importante, não só para a nossa comunidade de negócios, mas para os imigrantes que vivem quer no Norte de Itália quer em zonas da Suíça que são mais bem servidas por este aeroporto e que certamente passarão a recorrer aos serviços da TAP com dois voos diários”, notou.

Na conferência de imprensa que decorreu no átrio dos Paços do Concelho, Rui Moreira confirmou ainda que a taxa turística de dois euros por pessoa e por noite, a partir dos 13 anos, deve ser aplicada já em Março e pôs de lado críticas como a do vice-presidente da Câmara de Santa Maria da Feira e vice-presidente da Área Metropolitana do Porto, Emídio Sousa (PSD) que se mostrou contra a aplicação desta taxa. “Cada um tem todo o direito de fazer as suas críticas. Eu não vou exigir que [Emídio Sousa] aplique a taxa na Vila da Feira, se calhar aí não faz sentido, mas no Porto faz. Vila Nova de Gaia articulou-se connosco e entende que essa taxa deve ser aplicada, e isso é importante. Aliás, quando olhamos para a coroa metropolitana vemos que onde de facto há mais hotéis é em Porto e Gaia, e haver uma equivalência nestes municípios parece fazer todo o sentido”, disse Rui Moreira.

As duas autarquias estão também a olhar para a possibilidade de se construir uma nova ponte entre a Luiz I e a D. Maria Pia, mas o presidente da Câmara do Porto garantiu que, por enquanto, não há qualquer projecto e tudo não passa ainda de "uma intenção óbvia". A existir, a nova ponte deverá concentrar em si o trânsito rodoviário, libertando a Luiz I para o tráfego pedonal, já que não é possível alargar o seu tabuleiro inferior, conforme chegou a ser proposto. 

Sugerir correcção
Comentar