Faça a diferença e ofereça um Natal sustentável

Com o objectivo de o ajudar a ter um impacto positivo no Planeta Terra, damos algumas sugestões de presentes.

Fotogaleria
Fotogaleria
Bicicleta urbana Órbita, à venda na BK Lisboa (299 euros) DR
Fotogaleria
Colher Rival (45 euros) DR
Fotogaleria
Faca para a manteiga Rival (30 euros) DR
Fotogaleria
Iogurteira Yogurt Nest (35 euros) DR
Fotogaleria
Caixa para cebola Círculo Ceramics (10 euros) DR
Fotogaleria
Vaso para flores Círculo Ceramics ( 24 euros) DR
Fotogaleria
Caixa de cogumelos Cogus Box (10 euros) DR
Fotogaleria
Livro "Feito em casa - conservas", na Fnac (14,16 euros) DR
Fotogaleria
Sabonete Natural de Maçã e Canela, Planetiers (4,50 euros) DR
Fotogaleria
Árvore de Fruto em Miniatura, Planetiers (19,80 euros) DR
Fotogaleria
Grow Pencil Planetiers (9 euros) DR
Fotogaleria
Escova de dentes em Bambu, Planetiers (3,99 euros) DR
Fotogaleria
Cinzeiro Portátil Ecológico, Planetiers (6,77 euros) DR
Fotogaleria
Gato multicolor, Organii (26 euros) DR
Fotogaleria
Máquina fotográfica em croché, Organii (93,50 euros) DR
Fotogaleria
Cosmética, Organii (69 euros) DR
Fotogaleria
Produtos de beleza, Organii (69 euros) DR
Fotogaleria
Kit DuMonde Grande Volta ao Mundo, Du Monde Chocolat (35 euros) DR

Quer assumir um estilo de vida mais sustentável e deseja pôr em prática valores de responsabilidade social e ambiental? Então este shopping é para si, veja a fotogaleria em cima.

Com o objectivo de o ajudar a ter um impacto positivo no planeta, o Culto juntou algumas soluções que vão desde o uso de bicicletas produzidas em Portugal a colheres feitas à mão, passando por linhas de cosmética biológica.

Com selo português, a Órbita Bikes disponibiliza no seu site um conjunto de bicicletas destinadas à montanha ou à cidade, para homem, mulher e criança. Os preços podem variar entre 130 e os quatro mil euros.

Caso a cozinha seja o seu foco, a Rival dá-lhe uma ajuda a fazer as refeições de forma sustentável com as colheres, tábuas, facas para a manteiga ou espátulas para os bolos. Todos estes produtos são feitos à mão. Com o acabamento em óleo de linhaça orgânico e cera de abelha, a madeira que lhes dá origem é colhida de forma responsável. O preço destes utensílios varia dos 20 aos 60 euros.

Colher já tem. Falta o iogurte. Para isso a Yogurt Nest incentiva-o a fazer o seu iogurte em casa com a iogurteira natural de cortiça e 100% portuguesa. Não precisa de electricidade e pode também usá-la como estufa slow cooker, mala térmica ou para levedar massa. Além de duas versões, de 3,5l e 1,5l, a marca disponibiliza ainda receitas de iogurtes para toda a família. Custa 35 euros.

Por falar em receitas, o livro Feito em Casa, disponível na Fnac por 14,16 euros, ensina-lhe 45 receitas e 25 maneiras de conservar produtos frescos.

Além de espremedores de laranja e caixas para as cebolas em cerâmica, pode encontrar na Círculo Ceramics pratos, tigelas, tabuleiros, vasos, jarras e outros utensílios ou objectos de decoração hand made.

Como cultivar cogumelos é sempre reciclar desperdício, a Cogus Box foi criada para valorizar resíduos e para ensinar a produzir os seus próprios cogumelos em casa, durante 20 dias. Custa dez euros.

A Planetiers, uma plataforma portuguesa, mostra-lhe algumas soluções para a sustentabilidade e para presentear amigos ou familiares que se preocupem com o tema. O site disponibiliza desde árvores de frutos em miniatura, a sabonetes naturais, cinzeiros portáteis ecológicos, lápis que se transformam em ervas aromáticas ou flores comestíveis, escovas de dentes em bambu que são uma alternativa à utilização do plástico.

E porque de "pequenino se torce o pepino", a Organii propõe presentes para os miúdos, produzidos com base num modelo sustentável, como é o caso do gato multicolor ou da máquina fotográfica feitos em croché, à mão e com algodão biológico. Além de brinquedos e de outros produtos sustentáveis para o bebé e para a mãe, o site e as lojas físicas, em Lisboa, disponibilizam um segmento de produtos de cosmética biológica que pode oferecer neste Natal.

Se preferir oferecer algo mais doce, a Du Monde Chocolat oferece uma gama de chocolates biológicos que garantem o respeito pelos produtores e pelo ambiente. Depois da loja no Porto, a empresa abriu agora o seu espaço online onde oferece mais de 300 referências de 30 marcas internacionais.

 Veja o guia de compras de Natal completo do Culto aqui.

Texto editado por Bárbara Wong

Sugerir correcção
Comentar