Um homem perdido no teatro e no cinema de João Lourenço

Pela quarta vez, o encenador traz Conor McPherson ao Teatro Aberto. Noite Viva intensifica as contaminações que há muito vem explorando em palco.

Fotogaleria
Filipe Vargas e Vítor Norte e Anna Eremin Daniel Viana Martins
Fotogaleria
Daniel Viana Martins
Fotogaleria
Daniel Viana Martins
Fotogaleria
Daniel Viana Martins
Fotogaleria
Daniel Viana Martins
Fotogaleria
Daniel Viana Martins

Numa das cenas cinematográficas mais marcantes do último quartel do século XX, o arqueólogo Tom Baxter atravessa a tela do cinema onde Cecilia se refugia com frequência para fugir ao seu quotidiano e vai ter com ela. Esse momento de A Rosa Púrpura do Cairo, que Woody Allen estreou em 1985, evoca belissimamente o poder que as figuras ficcionais podem ter em qualquer existência real.

João Lourenço não mimetiza a cena em Noite Viva, a sua mais recente encenação para o Teatro Aberto, mas não esconde que essa imagem lhe assaltou o espírito durante a preparação desta nova incursão no universo dramatúrgico do irlandês Conor McPherson. A peça que estreia esta quarta-feira na sala lisboeta leva mais longe do que nunca as contaminações entre teatro e cinema que o encenador há muito explora em palco. A um tal ponto que aquilo a que assistimos é, alternadamente, uma peça de teatro e um filme. Ou uma peça de teatro atravessada por uma série de cenas, projectadas em tela, e que fornece o dispositivo necessário para as várias elipses desenhadas pelo texto.

Depois de Água Salgada (1997), Lucefécit (2000) e Luzes na Cidade (2005), João Lourenço e Vera San Payo de Lemos voltaram-se agora para Noite Viva. Desde que primeiro adaptaram e apresentaram McPherson no Teatro Aberto, seguem atentamente cada nova peça do dramaturgo, fascinados com “o espaço que este autor dá para a criação” e com a utilização de simples “palavras do quotidiano" debaixo das quais "está uma série de coisas que têm de ser sublinhadas e pensadas”.

Em Noite Viva, começamos por assistir a um trecho filmado em que Tomás presencia um episódio de violência entre uma prostituta (Ana) e o namorado. A partir daí, o palco tem a forma de uma garagem onde este pai divorciado, sem rumo definido, sonha com uma hipotética viagem à Finlândia; a tela desce sempre que há necessidade de escapar àquele lugar e abrir portas para narrativas e personagens paralelas. E assistimos então a sequências filmadas durante 15 noites – das 10h às seis da manhã –  com um grupo mais alargado de actores, tendo a realização estado a cargo de Lourenço e Nuno Neves. Sempre à noite por esta suscitar “mais mistério, sombras, medo, tempo para reflectir, amor e calor”.

Tomás (Vítor Norte) tem, na versão do Teatro Aberto, 60 anos – ligeiramente mais do que os “50 e poucos” sugeridos por McPherson. “Quis que tivesse uma diferença maior para a rapariga”, justifica João Lourenço, pensando na relação que se estabelece entre Tomás e Ana. “É mais interessante ver como um homem daquela idade ainda sente desejo, pensa em fugir, quer começar uma vida nova.”

Às tantas, Tomás coloca um vinil no gira-discos e escuta-se What’s going on?, o clássico de Marvin Gaye que parece oficializar a pergunta instalada desde o início. Aquilo que se passa entre Tomás – tipo solitário que sobrevive graças a uns biscates – e aqueles que orbitam à sua volta é sempre difuso e algo desgovernado. “Estes homens existem em todo o lado”, argumenta o encenador, “e são pessoas um pouco perdidas, sempre à procura de qualquer coisa, mantendo a crença de que talvez estejam a resolver o mistério da vida”.

Ana (Anna Eremin) é o elemento que chega para agitar esta dormência em que Tomás vive e para agitar os seus dias uns iguais aos outros. É ela também que reforça a convicção de João  Lourenço de que este “é um daqueles espectáculos para quem gosta de viajar aos cantos escuros que há por aí; não é para ser apreciado por aqueles que querem narrativas limpas e finais felizes”. Noite Viva tem um final que pouco explica. E em que, por fim, teatro e cinema se encontram e sobrepõem. Como se os dois planos, exterior e interior, finalmente deixassem de ter entraves e passassem a coincidir.

Sugerir correcção
Comentar