Seleccionador diz que Mundial 2019 "é difícil, mas não impossível"

Portugal defronta Polónia, Chipre e Kosovo em meados de Janeiro, no arranque da fase de qualificação.

Foto
Nuno Fonseca

O seleccionador nacional de andebol, Paulo Pereira, considerou nesta terça-feira que Portugal tem "uma tarefa muito difícil, mas não impossível" no torneio de qualificação para o Campeonato do Mundo da modalidade, que decorrerá na Alemanha e na Dinamarca, em 2019.

Nesta fase de apuramento, Portugal vai enfrentar, entre 12 e 14 de Janeiro, em três dias de competição consecutivos, no pavilhão municipal da Póvoa de Varzim, as congéneres da Polónia, Chipre e Kosovo, tendo de garantir o primeiro lugar para chegar ao play-off.

"Temos a consciência que não será uma fase fácil, mas que também não é impossível o apuramento. Estamos a planificar tudo para que, na prática, essa consciência seja mais visível e possamos estar todos comprometidos para este difícil caminho que temos de percorrer", disse Paulo Pereira.

Entre os três adversários desta ronda, o seleccionador elegeu a Polónia "como o obstáculo mais difícil de superar", lembrando que é uma selecção habituada a marcar presença nas grandes provas internacionais. "Dos três adversários que temos pela frente, a Polónia será o obstáculo mais forte. Mas, além disso, temos de superar o nosso estigma de derrota, com o qual lidamos há mais de 12 anos, e que tem sido o mais difícil de ultrapassar", vincou.

Apesar da confiança, Paulo Pereira lembrou que depois deste torneio com Polónia, Chipre e Kosovo, o caminho para o Mundial de 2019 não fica logo aberto, pois há ainda um play-off a disputar com um adversário que virá do lote de equipas que participarão no Europeu de 2019. "Seja quem for que virá a seguir será forte na mesma e irá obrigar-nos a ter uma mentalidade ganhadora para podermos concretizar o trabalho que temos vindo a fazer", considerou.

O seleccionador nacional de andebol confessou que, a nível internacional, as prestações da equipa "têm sido alvo de elogios", mas o técnico gostaria de os confirmar com resultados desportivos condizentes, que permitissem a presença nas grandes competições. "Talvez por ainda não nos verem como uma ameaça, os técnicos e dirigentes de outros países dizem que jogamos muito bem, e que já merecíamos mais. Em 2020 haverá o alargamento do Campeonato da Europa para 24 equipas, e naturalmente lá estaremos, mas queria conseguir um apuramento antes disso para que o reconhecimento fosse maior", desabafou José Pereira.

A equipa nacional de andebol entra em estágio, no Luso, a partir da próxima quinta-feira, com um período de treinos que se prolonga até 9 de Janeiro, com pequenas paragens nos dias de Natal e ano novo. Nessa fase, a selecção fará uma viagem até à Roménia, para, a 5 de Janeiro, participar no Torneio de Carpati, frente à Tunísia, Bahrein e Roménia, regressando de imediato a Portugal, onde, a 9 de Janeiro, fará, no pavilhão de Estarreja, um jogo particular frente à Argentina.

Nesse mesmo dia instala-se na Póvoa de Varzim, para, a 12 de Janeiro, no pavilhão local, defrontar o Kosovo, seguindo-se Chipre (dia 13) e Polónia (14).

Lista de Convocados

Guarda-redes: Ricardo Candeias (Chartres, França), Hugo Figueira (Benfica) e Humberto Gomes (ABC UMinho).
Pontas: Fábio Vidrago (Benfica), Diogo Branquinho (FC Porto), Sérgio Barros (Nilufer Bursa, Turquia), Pedro Portela (Sporting), Carlos Martins (ABC UMinho) e António Areia (FC Porto).
Pivots: Tiago Rocha (Sporting), Daymaro Salina (FC Porto) e Alexis Borges (Barcelona, Espanha)
Laterais: Gilberto Duarte (Wisla Plock, Polónia), Alexandre Cavalcanti (Benfica), Edmilson Araújo (Sporting), João Ferraz (HSG Wetzlar, Alemanha), Miguel Baptista (Chartres, França), Jorge Silva (BM Granollers, Espanha) e Fábio Magalhães (Chartres, França).
Centrais: Rui Silva (FC Porto) e Miguel Martins (FC Porto).

Sugerir correcção
Comentar