Tribunal condena dez pessoas à morte em julgamento público

Milhares de espectadores assistiram ao anúncio da sentença, realizado ao ar livre.

Foto
A maioria dos crimes estava relacionada com drogas Reuters/KIM KYUNG-HOON

Um tribunal na China condenou dez pessoas à morte, a maioria por crimes relacionados com drogas, no final de um julgamento realizado em frente a milhares de espectadores, noticiou o Guardian. Findo o julgamento, em Lufeng, no sul de Guangdong, a 160 km de Hong Kong, segundo meios de comunicação estatais, os dez condenados foram executados.

Sete das pessoas julgadas foram condenadas por crimes relacionados com drogas, enquanto os outros três foram condenados por homicídio e assalto. Quatro dias antes do julgamento, os residentes da localidade foram convidados a assistirem à sentença através de um comunicado oficial divulgado nas redes sociais.

As dez pessoas foram transportadas numa carrinha policial para um estádio onde decorreu o julgamento. Foram levadas, uma a uma, por polícias até uma pequena plataforma instalada na pista de corrida, para ouvirem a sentença. Milhares de pessoas assistiram. Alguns permaneceram nos bancos do estádio, ao passo que outros se juntaram no centro do campo segurando telemóveis para filmar.

A China executa mais pessoas por ano do que o resto do mundo todo junto, embora o número exacto de execuções não seja conhecido e seja considerado um segredo de estado, indica o mesmo diário britânico. Em 2016, a China realizou cerca de 2000 sentenças de morte, segundo estimativas da Fundação Dui Hua, uma organização não-governamental de direitos humanos, sediada nos EUA. A China mantém a pena de morte para diversos delitos não-violentos, como o tráfico de droga ou crimes económicos.

Porém, julgamentos públicos são raros no país. O sistema judicial da China favorece notoriamente os procuradores e os tribunais têm uma taxa de condenação de 99,9%. A tendência de reintroduzir julgamentos ao ar livre é uma reminiscência dos primeiros tempos da Repúblico Popular, quando capitalistas e proprietários de terras foram denunciados publicamente.

Este tipo de julgamento não foi uma estreia em Lufeng. Há cinco meses, oito pessoas foram condenadas à morte por crimes relacionados com drogas e executadas após um julgamento público semelhante, de acordo com meios de comunicação estatais.

Também em 2014, a cidade foi palco de um grande combate às drogas, quando 3000 polícias detiveram 182 pessoas que, segundo as autoridades, eram responsáveis pela produção de um terço da metanfetamina que circulava na China. Na altura foram apreendidas três toneladas da mesma droga numa acção policial.

Apesar de as sentenças ao ar livre serem raras na China, têm sido reavivadas nos últimos anos em algumas áreas do país, principalmente em casos de terrorismo, na região ocidental de Xinjiang. Em 2014, 7000 pessoas assistiram à sentença de 55 suspeitos. Pelo menos uma pessoa foi condenada à morte.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários