Descarrilamento de comboio no estado de Washington fez “vários mortos”

Comboio caiu de um viaduto em Pierce County, a 64 quilómetros de Seattle, sobre uma auto-estrada. Quase 100 pessoas foram transportadas para o hospital.

Fotogaleria
LUSA/WASHINGTON STATE PATROL / HANDOUT HANDOUT
Fotogaleria
LUSA/WASHINGTON STATE PATROL / HANDOUT HANDOUT
Fotogaleria
Reuters/HANDOUT
Fotogaleria
Reuters/HANDOUT
Fotogaleria
LUSA/PIERCE COUNTY SHERIFF / HANDOUT HANDOUT
Fotogaleria
Reuters/NICK ADAMS
Fotogaleria
Reuters/STAFF

Um comboio de passageiros descarrilou num viaduto de Pierce County, a 64 quilómetros a sul da cidade de Seattle, no estado norte-americano de Washington, tendo caído sobre uma auto-estrada. Foram confirmados “vários mortos”, mas não foi avançado ainda um número exacto pelas autoridades. Quase 100 pessoas ficaram feridas

O porta-voz da polícia de Pierce County, Ed Troyer, confirmou a existência de “vários mortos”, todos eles passageiros do comboio. Inicialmente foi noticiado pelo menos três vítimas mortais, mas a polícia local contrariou essas informações.

A Associated Press cita uma fonte ligada à investigação do acidente que aponta para pelo menos seis mortos e que é provável que o número venha a aumentar. Contudo, não há ainda confirmação oficial acerca desta contabilização.

Segundo algumas fontes hospitalares, 77 pessoas foram transportadas para vários hospitais da região – pelo menos duas pessoas estão em estado crítico e outras 11 em estado grave. Outras 20 foram transportadas para o centro médico militar em Tacoma, de acordo com a Reuters.

As imagens que surgiram do incidente mostram várias carruagens do comboio caídas sobre a estrada – uma delas quase totalmente destruída – e outra suspensa entre o viaduto e a estrada. As autoridades deram conta de que 13 das 14 carruagens do comboio descarrilaram e que pelo menos sete veículos que passavam na auto-estrada foram atingidos.

O governador de Washington, Jay Inslee, declarou o estado de emergência naquele estado norte-americano – esta medida implica que todas as agências estaduais utilizem todos os meios disponíveis para dar assistência no acidente.

O Presidente, Donald Trump, reagiu à situação, mas, num primeiro momento, para antecipar um plano de infra-estruturas que irá apresentar em breve. “O acidente de comboio que acaba de acontecer em DuPont, Washington, mostra que mais do que nunca o nosso plano de infra-estruturas que será apresentado em breve tem de ser aprovado rapidamente. Sete triliões de dólares gastos no Médio Oriente, enquanto estradas, pontes, túneis, caminhos-de-ferro (e mais) se desmoronam! Não por muito tempo”, escreveu no Twitter.

Poucos minutos depois, Trump, também no Twitter, acabou por agradecer às equipas de emergência e pediu orações para as pessoas afectadas.

Chris Karnes, um dos passageiros, contou à televisão de Seattle KIRO 7 o que aconteceu. “Tínhamos acabado de passar a cidade de DuPont e parecia que estávamos a entrar numa curva”, disse, citado pela Reuters. “De repente, sentimos um solavanco e um ruído estridente, e sentia-se que estávamos a descer uma colina”, acrescentou ainda.

“A seguir, estamos a ser lançados para a frente dos nossos assentos, as janelas partiram-se, parámos, e começou a sair água do comboio. As pessoas estavam a gritar”, relatou Karnes.

As autoridades informaram que estavam 77 passageiros e sete membros da tripulação a bordo. Segundo o jornal The News Tribune, o comboio estava a estrear um novo trajecto de alta-velocidade com o objectivo de encurtar o tempo de viagem e partiu de Tacoma momentos antes do acidente. A AP dá conta de que as autoridades locais tinham avisado que este novo trajecto mais rápido tinha alguns riscos. Na altura do descarrilamento, o comboio estaria a viajar a uma velocidade de cerca de 130 quilómetros/hora.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários