Já é possível carregar rapidamente um carro eléctrico em Matosinhos

Concelho junta-se a junta a Porto e Gaia na rede nacional para a mobilidade eléctrica.

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Em portugal a venda de carros eléctricos aumenta a uma taxa de mais 100% ao ano Rui Gaudêncio

É a terceira cidade da Área Metropolitana a aderir à rede nacional para a mobilidade eléctrica. Porto e Gaia já estavam servidos com postos de carregamento rápido de veículos eléctricos, Matosinhos passou a integrá-la desde esta segunda-feira com a inauguração do primeiro ponto de carregamento rápido (PCR) do concelho pelo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, pela presidente da câmara, Luísa Salgueiro, e por João Gomes, da Mobilectric.

A entrada em funcionamento deste novo PCR surge na sequência do concurso lançado pela Mobi.e, que escolheu a Mobiletric para construir uma rede nacional para a mobilidade eléctrica. Este posto, inaugurado na Rua França Júnior, junto ao mercado municipal, é um dos oito da responsabilidade do operador de Pontos de Carregamento Públicos já em funcionamento em Portugal.

Em 2018, diz João Gomes, “o objectivo é duplicar”. Lisboa, Porto, Braga, Cascais, Loures, Matosinhos e Vila Nova de Gaia são as cidades onde foram instalados. O custo da instalação de cada posto ronda os 120 mil euros.

Cerca de meia-hora é o tempo necessário para o carregamento total da bateria no posto com capacidade para dois automóveis. A carga será suficiente para percorrer cerca de 100 quilómetros. Até ao final do ano estará disponível gratuitamente. Diz João Gomes que, futuramente, o carregamento total custará entre 4 a 5 euros.

A inauguração do PCR está integrada na política de descarbonização do concelho que é um dos que se candidatou ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente para pôr em marcha o Living Lab Matosinhos, cuja finalidade será testar soluções tecnológicas de baixo carbono. 

“Temos condições excepcionais para promover este tipo de transporte”, diz Luísa Salgueiro, que afirma ter assumido o compromisso com a tutela para a abertura de novos postos. Sublinha ainda que é no mesmo concelho que está instalado o Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (CEiiA), parceiro priviligiado do laboratório para a descarbonização local.    

Além dos oito já em funcionamento, da responsabilidade da Mobiletric, existem outros PCR a funcionar. Segundo o secretário de estado do Ambiente, nesta primeira fase foram instalados 18 em auto-estradas, 15 dentro das cidades e brevemente serão inaugurarados mais dois. Outros 13 ainda estão a ser instalados. O investimento desta meia centena ronda os 1,9 milhões de euros.     

A rede conta ainda com 200 postos de carregamento semi-rápidos, sendo que no total, em conjunto com os “normais”, mais demorados, existem actualmente 1600 postos de carregamento em território nacional, o que representa um investimento de 6 milhões de euros.

João Mendes adianta que até “pouco mais de metade deste ano” venderam-se tantos veículos eléctricos quanto os que foram vendidos em 2016. “Está a crescera uma taxa acima dos 100%. É um mercado em expansão”, afirma. Crescimento esse que, acredita, pode atrair o investimento de privados para o alargamento da rede de postos de carregamento.

Dados da Mobi.e indicam que desde 2010 foram efectuados cerca de 443 mil carregamentos, em aproximadamente 600 postos de carregamento, o que representa cerca de 3,5 milhões de kWh de energia consumida. O secretário de Estado faz um paralelo entre a antiga rede de fontanários públicos e a rede nacional para a mobilidade eléctrica: “Estas são as novas fontes”.

Rua Sousa Aroso passa a ter dois sentidos

Ainda na matéria da mobilidade, a autarquia de Matosinhos informou via comunicado que a Rua Sousa Aroso, um dos eixos principais da cidade, há vários anos a funcionar com sentido único – poente-nascente -,  passa a ter dois sentidos de trânsito entre a Avenida D. Afonso Henriques e a Rua Brito Capelo.

A alteração surge na sequência da empreitada de requalificação da via, que custou perto de 127 mil euros, com a elevação dos cruzamentos, o alargamento de passeios e a criação de uma rotunda no cruzamento com a Avenida D. Afonso Henriques.

A alteração está a ser acompanhada pela Polícia Municipal. Está prevista a criação de sinalização vertical que assinale nas ruas adjacentes a aproximação a uma via com dois sentidos de circulação.

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