É de porcelana, é portuguesa e é a segunda maior árvore de Natal do mundo

A árvore feita de porcelana da Vista Alegre está no Porto, tem cinco metros de altura, e pode ser vista até 14 de Janeiro.

Fotogaleria
Segunda maior árvore de Natal do mundo construída em porcelana DR
Fotogaleria
A árvore está exposta no Museu da Misericórdia no Porto DR
Fotogaleria
A peça foi feita pela artista Cláudia Pinto DR
Fotogaleria
Mesa decorada por Guilherme do Vale DR
Fotogaleria
Os brancos e dourados dominam a mesa de Guilherme do Vale DR
Fotogaleria
Mesa decorada por Isabel Pires de Lima DR
Fotogaleria
Isabel Pires de Lima inspirou-se na colecção Margão DR
Fotogaleria
Mesa decorada por Sofia Costa e Gonçalo Chen DR
Fotogaleria
Sofia Costa e Gonçalo Chen juntaram peças Bordallo Pinheiro DR

Com mais de três mil peças da Vista Alegre, cinco metros de altura e com o peso de 2,5 toneladas, foi instalada no Porto, a segunda maior árvore de Natal do mundo construída em porcelana, diz a marca de Ílhavo em comunicado. A peça é da autoria da artista plástica Claudia Lopes e está exposta no Museu da Misericórdia do Porto até 14 de Janeiro.

Além desta árvore de Natal, a exposição "Artes da Mesa – Tradição e Modernidade na Vista Alegre", inaugurada na passada sexta-feira, mostra também três interpretações de mesas de Natal, feitas pelos decoradores Guilherme do Vale, Isabel Pires de Lima, e pela dupla Sofia Costa e Gonçalo Chen, convidados pela marca para imaginarem a mesa de consoada dos portugueses.

Claudia Lopes é uma artista plástica formada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e com um mestrado em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro, que desde 2001 participa em exposições colectivas e individuais. 

Foto
Guilherme do Vale

Para elaborar as mesas de Natal, a Vista Alegre escolheu o decorador Guilherme do Vale, que fez uma mesa de brancos e dourados a que chamou "Luz Eterna", inspirando-se no Presépio Biscuit, uma escultura da autoria de Leopoldo de Almeida, e para a qual usou as colecções Mouraria, Paseo, Christian Lacroix e Matrix.

Foto
Isabel Pires de Lima

"Tão Serena" foi o título que Isabel Pires de Lima, formada em Design de Interiores pelo IADE, deu à sua mesa. Azul, branco e dourado foram as apostas, combinando o estilo clássico e vegetalista do serviço de mesa Anna, com o orientalismo da colecção Margão e a modernidade dos copos de cristal Lybra.

Foto
Sofia Costa e Gonçalo Chen

Por seu lado, Sofia Costa e Gonçalo Chen partiram da caixa Beringela, da colecção Tobacco Leaf para criarem a mesa "Força da Natureza" com 27 cores, recorrendo a peças de biscuit, vidro e ainda pormenores de faiança Bordallo Pinheiro. Sofia Costa é conhecida por ser uma das decoradas do programa da SIC Mulher, Querido, mudei a casa, e Gonçalo Chen, formado em Medicina Nuclear, enveredou pela decoração.

E, já agora, a maior árvore de Natal de porcelana é feita todos os anos, em Hasselt, na Bélgica, tem nove metros e cinco mil peças de louça que são oferecidas pelos moradores daquela cidade.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários