Harry "nervoso" a entrevistar Obama

O Palácio de Kensignton divulgou um excerto de uma entrevista feita pelo príncipe ao ex-Presidente dos Estados Unidos, que irá para o ar na BBC a seguir ao Natal.

Foto
Twitter, @KensingtonRoyal

Duas figuras de peso do mundo de hoje juntaram-se para falar sobre a próxima geração de jovens líderes: o príncipe Harry assumiu o cargo de editor convidado da BBC Radio 4 e Barack Obama sentou-se na cadeira de entrevistado. Um excerto da entrevista divulgado pelo Palácio de Kensington mostra uma troca de palavras divertida entre os dois, antes do início da conversa.

O quinto na linha de sucessão ao trono britânico confessou estar um pouco “nervoso” face à entrevista, mas recusou com um sorriso quando Obama se ofereceu para trocar de papel: “Não, não, vamos manter-nos assim, prefiro.” Conhecido pela sua habilidade de fazer piadas em situações formais, o ex-Presidente dos Estados Unidos tentou criar um ambiente descontraído, perguntando, por exemplo, se precisava “de um sotaque britânico” para a entrevista.

Harry e Obama juntaram-se para falar sobre o culto da próxima geração de líderes – uma causa que o ex-Presidente abraçou, através da Fundação Obama, estabelecida em 2014 para dar continuidade “ao grande e inacabado projecto de renovação e progresso global”, tal como refere o site.

Inserida na fundação, está prevista ainda a inauguração de um centro cívico, com uma biblioteca, em Chicago. No princípio do mês passado – entre 31 de Outubro e 1 de Novembro –, a edição inaugural da Cimeira da Fundação Obama reuniu “centenas de líderes de todo o mundo”, incluindo o príncipe Harry, que subiu ao palco para falar sobre formas como a juventude pode motivar o desenvolvimento e envolvimento da comunidade.

A entrevista foi gravada em Setembro, durante os Jogos Invictus de Toronto – evento desportivo internacional fundado pelo príncipe, em honra de veteranos de guerra lesionados –, de acordo com a CNN. No ano passado, Harry recrutou a avó, a rainha Isabel II, para o ajudar a filmar um vídeo de resposta à provocação de Barack e Michelle Obama: “Eh, príncipe Harry, lembra-se quando nos disse para trazer o nosso melhor para os Jogos Invictus? Cuidado com os seus desejos...”

O ex-presidente partilhou ainda “memórias do dia em que deixou o cargo” ocupado durante oito anos e qual a sua “esperança para a vida pós-presidencial” – uma referência ao icónico slogan da campanha presidencial de 2008, hope.

A entrevista vai para o ar no dia 27 de Novembro, na BBC Radio 4, e estará também disponível como podcast, nessa data. De acordo com as palavras de Harry no excerto a entrevista deverá ter uma duração aproximada de 20 minutos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários