Quando vencer as eleições não é o mais difícil

Se os partidos independentistas não sabem se chegarão à maioria, podem pelo menos contar uns com os outros. O Cidadãos, de Arrimadas, só sabe que conta com o PP.

Fotogaleria
Centenas de pessoas participam em acção de campanha da ERC, este domingo em Barcelona Reuters/JON NAZCA
Fotogaleria
Miquel Iceta, cabeça de lista dos socialistas catalães, não foi claro quanto à possível investidura de Arrimadas LUSA/Andreu Dalmau
Fotogaleria
A cabeça de lista dos Cidadãos, Inés Arrimadas, só tem o apoio garantido do PP da Catalunha Reuters/ALBERT GEA

Numa campanha absolutamente extraordinária – os jornalistas espanhóis repetem que é a “mais estranha e difícil vivida desde 1977”, na transição do franquismo para a democracia –, todos sabem que ser o mais votado no dia 21 não significa ser capaz de governar. Depois de meses de comoção, referendos e cargas policiais, ninguém quer admitir que será necessário voltar às urnas, mas também ninguém pode garantir que não seja.

Nos últimos anos proclamou-se o fim do bipartidarismo em Espanha, com governos alternados entre o Partido Popular e o PSOE, mas a verdade é que não foi possível chegar a acordos e o PP de Mariano Rajoy lá governa em minoria, depois de ter tido o apoio do Cidadãos de Albert Rivera e Inés Arrimadas para ser investido. Na Catalunha tudo pode ser ainda mais complicado.

Em 2015, a coligação Juntos pelo Sim, que unia a direita do Partido Democrata Europeu Catalão (antiga Convergência) com a ERC (Esquerda Republicana da Catalunha) e outros pequenos partidos e independentes, ficou aquém da maioria de 68 num parlamento de 135. Mas contou com o apoio dos dez deputados da CUP (Candidatura Unitária Popular, à esquerda da ERC).

Agora, todos se apresentam sozinhos, menos o PDeCAT, que com a lista Juntos pela Catalunha junta ao partido o ex-líder da Associação Nacional Catalã, Jordi Sánchez (em prisão preventiva, acusado de “sedição”) e outros independentes. E por mais que se tente fugir à ideia dos dois blocos, o soberanista e o unionista, são essas as contas que se fazem a cada sondagem: as últimas mostram que nem um nem outro terão deputados suficientes para chegar à Generalitat.

Se a vitória couber a Inés Arrimadas, como indicam grande parte dos inquéritos mais recentes, a situação pode ser ainda mais difícil. A líder do C’s catalão só sabe que pode contar com o apoio do PP de Xavier García Albiol, muito provavelmente o partido menos votado. A incógnita é Miquel Iceta e o Partido Socialista Catalão – Iceta já disse que nunca investiria Arrimadas mas também já recusou esclarecer se o fará.

Não há impossíveis em política, mas não está fácil antecipar uma solução de governo com Arrimadas à cabeça. Mesmo porque o desaire do PP pode ter consequências nacionais – e se os partidos suspeitarem que haverá legislativas antecipadas não deixarão de fazer contas antes de decidir apoios na Catalunha. Cenário em que os socialistas terão uma decisão ainda mais difícil.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários