Quatro mortos em emboscada de carruagem alimentar do Programa Alimentar Mundial

Ataque ocorreu no Nordeste da Nigéria.

Foto
O conflito com o Boko Haram na Nigéria é responsável pela pior crise humanitária do mundo, de acordo com as Nações Unidas Joe Penney/Reuters (arquivo)

Quatro pessoas foram mortas quando uma carruagem alimentar do Programa Alimentar Mundial (PAM) foi emboscada no Nordeste da Nigéria, disse uma porta-voz do PAM este domingo. Este foi o mais recente ataque na região, quando o conflito com o grupo terrorista Boko Haram entra no nono ano.  

“O PAM confirma que a carruagem escoltada por militares nigerianos, incluindo camiões alugados pelo PAM, foi alvo de ataque de grupos armados 35 quilómetros a sudoeste de Ngala, no estado de Borno, no sábado”, escreveu num comunicado enviado por e-mail.

“Quatro pessoas, incluindo o condutor de um dos camiões e um assistente do condutor, foram mortos no incidente”, lê-se no comunicado, que acrescenta que o “PAM está a trabalhar com as autoridades para determinar o paradeiro dos camiões”.

A porta-voz não disse se o condutor e o assistente eram funcionários do PAM, nem deu detalhes sobre as outras duas pessoas mortas.

Os ataques a funcionários de organizações de ajuda humanitária são relativamente raros no conflito com o grupo islâmico, comparado com os crimes contra militares e civis no Nordeste da Nigéria. Os anos de luta já fizeram com que aquela seja a maior crise humanitária do mundo, segundo as Nações Unidas, com 8,5 milhões de pessoas a necessitarem ajuda humanitária.

Sugerir correcção
Comentar