Raríssimas e Fedra suspensas da Organização Europeia de Doenças Raras

Rede europeia diz-se "chocada" com acusações contra Paula Brito e Costa e pede "investigação urgente".

Foto
LUSA/MÁRIO CRUZ

A Raríssimas e a Federação das Doenças Raras de Portugal (Fedra) foram suspensas da Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis), que se diz “chocada” com as acusações contra Paula Brito e Costa, que presidiu às duas instituições, noticia a TVI24 e o Observador.

Em comunicado, a direcção da Eurordis informou que decidiu suspender as duas associações exigindo uma “investigação urgente” ao caso. Até que os inquéritos estejam concluídos a Raríssimas e a Fedra estão, assim, suspensas da rede europeia de doenças raras.

Ressalvando que acredita “na presunção de inocência até prova em contrário”, a Eurordis diz também que as acusações “parecem referir-se apenas a uma pessoa pelas suas responsabilidades em duas organizações nas quais era presidente", cita a TVI24.

Paula Brito e Costa é acusada de desviar dinheiro da Raríssimas para fins pessoais, segundo denúncias veiculadas no último fim-de-semana por uma reportagem da TVI, num caso que levou também à demissão do secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado.

Sugerir correcção
Comentar