Costa destaca "grande simbolismo" da doação do Prémio Astúrias às vítimas

A União Europeia anunciou a 23 de Outubro que iria entregar os 50.000 euros do prémio Princesa das Astúrias da Concórdia às vítimas dos incêndios em Portugal e Espanha.

Foto
Momento em que os líderes dos governos espanhol e português recebem cada um metado do prémio atribuído à UE e doada por esta às vítimas dos fogos LUSA/RICCARDO PAREGGIANI / POOL

O primeiro-ministro agradeceu, em Bruxelas, na quinta-feira, a decisão da União Europeia de doar os 50.000 euros do prémio Princesa das Astúrias da Concórdia às vítimas dos incêndios em Portugal e Espanha, destacando o gesto simbólico da maior importância.

À margem de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE, António Costa participou, na quinta-feira, numa breve cerimónia na sede do Conselho, juntamente com o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, e dos presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, para a doação a Portugal e Espanha do valor monetário do prémio atribuído à UE em Junho.

"Este é mais um gesto simbólico da solidariedade que sentimos ao longo destes meses por parte da União Europeia. Sentimo-la quando carecíamos de meios aéreos para o combate aos incêndios e a UE conseguiu mobilizar os meios disponíveis; sentimo-la quando apresentámos a candidatura ao fundo de solidariedade para financiar a reconstrução; sentimo-la na vontade política das instituições europeias de melhorarem e construírem um mecanismo europeu de protecção civil, e agora com este gesto simbólico, que significa que efectivamente o valor fundamental sobre o qual temos construído e vamos construir a Europa é o valor da solidariedade", declarou António Costa.

Depois de, em francês, sublinhar que o gesto "é de um simbolismo muito, muito importante", o primeiro-ministro agradeceu "reconhecidamente" e "em nome de todos os portugueses, e em particular, daqueles que foram vítimas dos incêndios".

Na sua intervenção, Juncker disse que no dia em que a UE recebeu o Prémio Astúrias, era impossível "não pensar nas vítimas dessa enorme catástrofe que atingiu Espanha e Portugal", pelo que os presidentes das três instituições (também o presidente do Conselho, Donald Tusk, que presidia à cimeira em Bruxelas) decidiram "que se impunha este gesto de solidariedade".

A União Europeia (UE) anunciou a 23 de Outubro que iria entregar os 50.000 euros do prémio Princesa das Astúrias da Concórdia às vítimas dos incêndios em Portugal e Espanha, uma decisão "simbólica" para mostrar "proximidade" com as populações afectadas.

O anúncio, feito por Tajani no Parlamento Europeu, teve lugar poucos dias depois dos incêndios de 15 de Outubro, que fizeram 44 mortos e 70 feridos em Portugal e quatro mortos e dezenas de feridos em Espanha.

A UE foi distinguida em Junho com o prémio por representar um "modelo único de integração política supranacional".

Sugerir correcção
Comentar