Paula Brito e Costa acusa antiga vice-presidente de desvio de fundos

Joaquina Teixeira nega as acusações e diz-se alvo de uma “cilada” da ex-presidente, ela própria suspeita de desviar verbas da Raríssimas para fins pessoais.

Foto
Paula Brito e Costa com a rainha Letizia de Espanha e Maria Cavaco Silva durante uma visita à Casa dos Marcos, em 2014 MARIO CRUZ

As denúncias sobre as irregularidades na Raríssimas continuam a surgir, desta vez na voz de Paula Brito e Costa, a ex-presidente da instituição, que é suspeita de gestão danosa, e acusa agora a antiga vice-presidente, Joaquina Teixeira, de desvio de fundos. A acusação é feita numa reportagem da RTP que vai ser exibida esta sexta-feira.  

“Encontrámos muitas coisas. Encontrámos desvios de fundos, fraude fiscal, branqueamento de capitais, provavelmente fuga ao fisco e desvios de dinheiros da Raríssimas”, afirma Paula Brito e Costa, em entrevista à RTP. 

“Foram atribuídas bolsas sociais, a partir de donativos angariados junto da Soja Portugal SA, no valor de 3000 euros, a utentes que não efectuaram tratamentos no centro de reabilitação do Norte, existindo, por outro lado, relações familiares directas entre estes utentes e colaboradores da Delegação da Maia”, lê-se no documento da auditoria pedida pela direcção da instituição, que é exibido por Paula Brito e Costa. A estes alegados desvios, acusa Paula Brito e Costa, somam-se mais de cinco mil euros de peditórios que nunca terão entrado nas contas da Raríssimas.

Joaquina Teixeira foi afastada da instituição em Maio, depois de uma auditoria da PKF. Segundo a RTP, o Ministério Público confirmou que foi aberto um inquérito em Julho, após uma denúncia da direcção da Raríssimas.

Em reacção a estas acusações, a ex-vice-presidente Joaquina Teixeira disse à RTP que é alvo de uma “cilada”.

Recorde-se que Paula Brito e Costa é acusada de desviar dinheiro da Raríssimas para fins pessoais, segundo denúncias veiculadas no último fim-de-semana por uma reportagem da TVI. O caso levou entretanto à demissão do secretário de Estado da Saúde Manuel Delgado

Sugerir correcção
Ler 4 comentários