“Share Your Beat”: conversas improvisadas à bateria

Improviso, conversa, improviso — a fórmula deste conjunto de episódios é sempre a mesma, mas há, em cada vídeo, paisagens sonoras bastante distintas entre si para explorar. O projecto de João Lencastre arrancou em Setembro

Baquetas ao alto, pé nervoso no pedal. Silêncio — vai-se ouvir só e apenas percussão. A dança dos braços acompanha o raciocínio e o bombo serve coração do instrumento, com cada pulsação a fazer-se de ritmo. O som metálico dos pratos ressoa, acompanha a marcha da tarola e o barulho dos timbalões. Por esta exacta ordem? Nem por isso. É um improviso que acontece, desde Setembro passado, no canal do YouTube Share Your Beat.

Separados por intervalos de duas semanas, os episódios do programa, também disponível no Facebook, têm como convidados “máquinas de ritmos humanas" portuguesas. O baterista João Lencastre conversa, após o solo de improviso inicial, com um baterista sobre o seu percurso, as influências e os momentos marcantes na formação de cada um dos músicos. Depois, o apresentador salta para a sua própria bateria e junta-se ao convidado para um duo, sempre improvisado.

Share Your Beat arrancou com Alexandre Frazão, que já acompanhou Maria João e Mário Laginha ou Bernardo Sassetti, para além de integrar a banda Ala dos Namorados. A linguagem sónica de cada episódio varia, e todos os estilos estão convidados para aquela celebração da bateria. Há, claro, o jazz, mas também se encontram ritmos ligados à música pop ou às “expressões electrónicas”, bem como ao fado. Exemplo dessa disparidade de géneros é o convidado André Silva, que já tocou com Cuca Roseta ou Anselmo Ralph. O último episódio ainda está para ser lançado, mas, para já, há sete momentos inspiradores, com mais ou menos groove para ver e, por que não, abanar a cabeça. 

Sugerir correcção
Comentar