Politécnico disponibiliza bicicletas eléctricas a estudantes e trabalhadores

Os interessados terão de se comprometer a trocar o carro pela bicicleta e percorrer um mínimo de 40 km por mês.

Foto
O U-Bike é um projecto que promove a utilização de bicicletas no ensino superior Pedro Cunha

O Instituto Politécnico de Leiria vai disponibilizar 220 bicicletas eléctricas aos alunos, professores e funcionários dos polos de Leiria, Marinha Grande, Peniche e Caldas da Rainha, no âmbito do projecto U-Bike, apresentado esta sexta-feira, com o qual o IPL pretende convencer os alunos a trocar o carro pela bicicleta.

O projecto visa "contribuir para a alteração de comportamentos em toda a comunidade educativa, promovendo a mobilidade suave e sustentável nas instituições de ensino superior", explicou Rui Pedrosa, vice-presidente do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), aos alunos da Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) durante a apresentação do U-Bike.

No caso do IPL, a iniciativa representa, na prática, a disponibilização de 220 bicicletas eléctricas aos estudantes e colaboradores das diferentes escolas e infra-estruturas científicas do instituto, localizadas nos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche.

A cedência das bicicletas, por um período de um a seis meses, será feita por candidatura dos interessados que terão que se comprometer a "trocar o carro pela bicicleta e a percorrer um mínimo de 40 quilómetros por mês", explicaram os responsáveis pela iniciativa.

O número de quilómetros a que os candidatos se propuserem será um dos critérios de selecção, em caso de uma procura superior à oferta de bicicletas, "e o seu cumprimento será monitorizado através de um sistema de georreferenciação", sublinhou Rui Pedrosa.

A cedência das bicicletas implicará o pagamento de uma caução de 50 euros e uma mensalidade de 10 euros [equivalente ao custo de um seguro obrigatório] e os carregamentos serão feitos gratuitamente nos respectivos polos do IPL, onde serão criados postos de carregamento e de amarração das bicicletas.

O valor a suportar pelos utilizadores contemplará ainda um 'kit' com capacete, mochila, protecção para a mochila e braçadeira e a frequência de acções de formação sobre condução e comportamento correto dos ciclistas nas estradas.

Rui Pedrosa estimou hoje que "as candidaturas abram em Janeiro" e que "as bicicletas comecem a circular em Fevereiro", dependendo o número das bicicletas a afectar a cada escola da quantidade de candidaturas que forem recebidas. Para cada escola, o IPL definiu um número mínimo, de acordo com o número de estudantes do Instituto frequentado por mais de 11.500 alunos e que conta com 1.300 trabalhadores.

O projecto, orçado em 500 mil euros, obteve uma comparticipação de 85% de fundos comunitários e terá uma duração de seis anos. A iniciativa, pioneira no distrito de Leiria, conta com o apoio das autarquias e, segundo o IPL, "está alinhado com os planos de mobilidade dos municípios".

O projecto contou ainda com o apoio estratégico dos municípios de Alcobaça e Óbidos [apesar de não existirem polos do IPL nestes concelhos], e com o apoio formal das agências regionais de energia, ENERDURA e Oeste Sustentável. Depois de uma primeira apresentação em Leiria, na quinta-feira, e da sessão realizada, durante manhã, nas Caldas da Rainha, o projecto foi ainda apresentado, esta sexta-feira, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM/IPLeiria), em Peniche.

Sugerir correcção
Comentar