A.G. Sulzberger sucede ao pai como publisher do The New York Times

Autor da estratégia de inovação digital do diário norte-americano, o jornalista de 37 anos dirige a publicação a partir de 1 de Janeiro de 2018.

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O novo editor é conhecido por ter liderado a equipa que produziu o “relatório de inovação” do jornal, em 2014 Reuters/SHANNON STAPLETON

Arthur Gregg Sulzberger, de 37 anos, irá tomar posse como novo publisher do jornal norte-americano The New York Times a 1 de Janeiro de 2018. O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo seu pai, Arthur Ochs Sulzberger Jr., actual responsável máximo daquele diário. A decisão foi aprovada pelo conselho de administração da empresa detentora do título. Sulzberger Jr. continuará como chairman do jornal mas deixa o cargo eminentemente executivo de publisher, que ocupava desde 1992, ao seu filho, vice-director do diário desde há pouco mais de um ano. “Não é um adeus”, disse Sulzberger Jr. aos funcionários.

O próximo publisher, A.G. Sulzberger, que foi jornalista e chegou a dirigir a delegação do NYT em Kansas City, liderou a equipa que em 2014 publicou o famoso “relatório de inovação” do jornal, um documento estratégico que presidiu a um bem-sucedido esforço de adaptação do diário ao digital.

A.G. Sulzberger será o sexto membro da família Ochs-Sulzberger a ocupar o cargo desde a compra do jornal, em 1896, pelo então patriarca do clã, Adolph S. Ochs. “Sou um defensor desta instituição e da sua missão jornalística. E continuarei a sê-lo enquanto publisher”, disse, citado pelo diário.

Apesar do seu papel de estratega de inovação, A.G. Sulzberger afirma que não conta implementar mudanças drásticas no rumo do jornal num futuro próximo.

Durante o último quarto de século, Sulzberger Jr. presidiu à expansão doméstica e internacional do New York Times e à sua entrada na internet, em 1996. Em 2011, e num momento de grande indefinição do sector em relação ao seu modelo de negócio na era digital, Sulzberger Jr. implementou uma estratégia de assinaturas pagas no online. Nos últimos anos, o jornal intensificou a aposta com um plano de negócios focado nos assinantes e no crescimento do digital.

O The New York Times conta actualmente com 3,5 milhões de assinantes (2,5 milhões dos quais exclusivamente online) e, apesar de ter recorrido recentemente ao despedimento de vários elementos da redacção, é um das poucas empresas de comunicação social de renome internacional que se encontra em crescimento. A subida das audiências e do número de assinantes ganha especial significado num ano em que o actual Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elegeu o NYT como um dos seus principais adversários, acusando recorrentemente o jornal de publicar notícias falsas (sobretudo quando é confrontado com artigos críticos) e de estar em declínio financeiro.

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