Video 360

Olhar para Lisboa de janela em janela

André Gonçalves já fotografou, só em Lisboa, mais de 2 mil janelas. Tudo começou em 2009 quando, durante a temporada que passou em Itália ao abrigo do programa Erasmus, se apercebeu do impacto das diferenças culturais na arquitectura das cidades. Foi ali que começou a fotografar pequenos pormenores arquitectónicos, como janelas, portas, azulejos, e deu início aos projectos Windows of the World e Doors of the World. Desde então, já fotografou portas e janelas um pouco por todo o país e em nações como Espanha, Roménia, Bélgica, Holanda, Itália e Reino Unido.

A ideia de André é materializar o projecto num livro, mas, por agora, essa ideia terá de esperar. No mês de Novembro, o fotógrafo tentou, através de uma plataforma de crowdfunding,  arranjar fundos para cobrir os custos de produção de uma edição com apenas as janelas nacionais, mas não conseguiu atingir o objectivo.

No vídeo desta quarta-feira, André acompanhou o PÚBLICO 360º num passeio por Lisboa, para nos mostrar algumas das janelas que integram este projecto.

Veja mais vídeos PÚBLICO 360º

Sugerir correcção