Se a “geringonça” funcionasse, CTT voltariam a ser públicos, mas é difícil

O Parlamento discute na sexta-feira a recuperação dos CTT para a esfera pública, proposta, em moldes distintos, por PCP, por BE e por PEV. PS também tem projecto, mas não vai tão longe.

PS quer avaliar concessão dos CTT
Fotogaleria
PS quer avaliar concessão dos CTT Marco Duarte
Bloco admite que Estado recupere serviço postal universal
Fotogaleria
Bloco admite que Estado recupere serviço postal universal ric ricardo campos
PCP e PEV defendem regresso dos CTT à esfera pública
Fotogaleria
PCP e PEV defendem regresso dos CTT à esfera pública fabio augusto

Na sexta-feira, dia 15, o entendimento na “geringonça” volta a ser posto à prova. Projectos de resolução do PS, do BE, do PCP e do PEV relativos à gestão dos CTT vão ser discutidos e votados em plenário. Se os quatro partidos se entendessem em torno das propostas da esquerda, a privatização dos Correios poderia até ser revertida. Na hipótese mais branda, a do PS, seria criado um grupo informal para avaliar o cumprimento do caderno de encargos apresentado à empresa no momento da concessão e ponderar possíveis modelos a levar à prática no final do contrato, em 2020. Mas os partidos ainda não chegaram a um acordo e é possível que a conciliação dos projectos fique para mais tarde.

O PS foi o último a apresentar um projecto, a 7 de Dezembro, sobre a situação dos CTT. E, apesar de o preâmbulo do projecto de resolução ser parecido com o dos outros partidos – assumindo que “o país constata que o serviço postal universal se degradou ao longo da vigência da concessão” e lembrando que “essa degradação é confirmada pelo regulador” –, os socialistas não vão tão longe como o resto da esquerda na recomendação ao Governo, resistindo a reverter a privatização e propondo uma avaliação.

“O projecto do PS é um bocadinho confuso. Embora na justificação de motivos confirme a análise que fizemos, a conclusão que retira daí é paradoxal”, diz ao PÚBLICO o deputado do Bloco de Esquerda Heitor de Sousa. “O PS propõe a constituição de um grupo informal, mas quem o constitui? Responde perante quem? Qual é o objecto?”, questiona-se o parlamentar, para quem o PS deixa demasiados pontos em aberto.

Reconhecendo que a proposta socialista não coincide com a do Bloco e que ainda não houve nenhum contacto entre o BE e o PS, Heitor de Sousa assume: “A menos que haja uma clarificação contundente, vejo como muito difícil que possamos votar um projecto que é tão pouco claro.”

O diploma do BE foi o primeiro a dar entrada no Parlamento, no início do Verão, e recomenda ao Governo que “inicie o processo de recuperação do controlo e gestão do serviço postal universal por parte do Estado, através do resgate da concessão do serviço público dos Correios e da sua rede pública aos CTT” – uma opção que fica a meio caminho entre a do PS e a do PCP.

O PCP, que também tem um projecto de resolução, entende que esta proposta do Bloco peca por separar o serviço postal universal (entrega de correio) da empresa que o presta (CTT), ao admitir que o executivo deve começar por recuperar para o Estado a gestão do serviço postal universal. “Os CTT são o serviço postal em Portugal. Não podemos separar uma coisa da outra”, defende o deputado Bruno Dias.

“Para o PCP a questão nuclear é a da gestão pública. Desde que se abriu caminho à privatização, os problemas começaram a agravar-se”, acrescenta o comunista, insistindo que não há nenhuma discussão fechada. “Temos de ver. Não sei se as propostas são inconciliáveis. É uma questão de vontade política e de estabelecer os objectivos.”

Do lado do PCP os objectivos são claros e estão no diploma entregue no Parlamento a 31 de Julho: “É um imperativo nacional, de soberania, coesão territorial e justiça social, que a Assembleia se pronuncie contra a privatização dos CTT e em defesa do serviço público postal, com a recuperação do controlo público da empresa.”

Na exposição de motivos que faz no seu projecto, entregue alguns dias antes, o PEV regista que, a par da degradação do serviço, “houve um aumento das tarifas”. “Neste momento e como resultado da privatização e do rumo de destruição deste serviço, os cidadãos pagam mais e a oferta é menor, ao mesmo tempo que os trabalhadores viram as suas condições de trabalho sofrer um retrocesso”, prossegue o texto.

Tal como o PCP, os Verdes propõem, então, que o Parlamento recomende “ao Governo que desenvolva as diligências necessárias no sentido de se iniciar o processo de reversão da privatização dos CTT – Correios de Portugal, por forma a que a sua gestão regresse à esfera do Estado”.

Sugerir correcção
Ler 18 comentários