Uma portuguesa (e as mãos de uma indiana) distinguida nos Travel Photographer of the Year

Ana Abrão ganhou na categoria Celebração da Humanidade. O belga Alain Schroeder foi o grande vencedor do concurso internacional de fotografia de viagem.

Foto
Ana Abrão

Alain Schroeder foi o grande vencedor do prémio internacional Travel Photographer of the Year (TPOTY). O fotojornalista belga (que recebe um prémio no valor de quatro mil libras) foi distinguido pelas histórias fotográficas sobre o kushti, o tradicional wrestling na lama na Índia, e os rituais associados à morte em Toraja, na Indonésia. 

Na sua 15.ª edição, o concurso recebeu mais de 20 mil imagens provenientes de 129 países que celebram "a humanidade, a paisagem, o ambiente e a vida selvagem no planeta". 

Foto
Alain Schroeder
Foto
Alain Schroeder

Portugal fica representado por um prémio principal (Ana Abrão) na categoria Celebração da Humanidade e algumas menções. A fotógrafa portuguesa, actualmente, e segundo a sua conta de Instagram, a explorar as Grandes Ilhas da Sonda, na Indonésia, recebe uma viagem de uma semana para duas pessoas ao longo da costa da Noruega numa expedição com a Hurtigruten.

Ana vence com um retrato de uma mulher a segurar uma foto instantânea com outro retrato de si própria — uma técnica que a fotógrafa tem testado entre os muitos retratos de viagem. "As mulheres da etnia patel mudam as vestimentas a partir do momento em que se casam. Algumas peças do vestuário ou dos acessórios que utilizam têm significados específicos. Ao que consta, utilizam vestidos vermelhos depois dos 50 anos. Antes disto, utilizam vestidos pretos", conta na sua página de Facebook onde titula a foto de "O peso da tradição".

"Esta senhora vive numa pequena vila do estado de Gujarat, na Índia. Vê-me passar à porta da sua casa e convida-me a entrar. Recebe-me com muita simpatia e conta-me parte da sua história. Ela não sabe a sua própria idade ou a sua data de nascimento. Quando pergunto responde 'about 60'. Parece ter imaginado um número qualquer. Pergunto sobre os acessórios que utiliza: as pulseiras recebeu do marido como presente de casamento, há 50 anos. São pulseiras permanentes, soldadas depois de colocadas no braço. As tornozeleiras de prata, feitas à medida, também foram presente de casamento e também são permanentes. Pesam, juntas, um quilo e meio. Notei uma espécie de calo na pele, na parte frontal do tornozelo, denunciando a fricção do metal com a pele ao longo do tempo. É a última da família a manter a indumentária patel. Todos os filhos e netos vestem roupas ocidentais."

Joel Santos teve duas menções na categoria Terra e Clima. Uma fotografia de Enrico Villa foi destacada na categoria Cores Primárias. E Portugal volta a ser referido graças a uma visita do holandês Pia Vachha ao Porto. A sua fotografia, vencedora da categoria iTravelled, para fotografias captadas com smarthphones ou tablets, mostra um músico de rua, o seu filho, os animais de estimação e a parafernália que os acompanha enquanto se exibem à porta do Mercado do Bolhão.

Foto
Enrico Villa
Foto
Joel Santos

As categorias previstas para Jovem Fotógrafo de Viagens do Ano foram conquistadas por três fotógrafos norte-americanos. Morgan Wolfers, de 12 anos, do Colorado, torna-se uma das vencedoras mais jovens da competição, com um portefólio de árvores e folhas. A jovem fotógrafa tinha apenas 11 anos quando captou estas imagens. O fundador da TPOTY, Chris Coe, destacou a sua série: "Fotografar a natureza é a paixão de Morgan e a atenção aos detalhes e ao foco que vem com o autismo contribuiu positivamente para sua fotografia. Ela tem um talento inato notável e é excepcionalmente focada na sua arte." Completam o trio Maddie Nolan (de 13 anos) e Josiah Huddleston (de 17).

Foto
Johan Siggesson

O fotógrafo britânico Paul Sansome venceu na categoria Celebração da Humanidade com composições gráficas de pessoas entre a arquitectura da Índia. Katherine Keates, fotógrafa amadora do Canadá, conquistou Terra & Clima com fotografias de uma paisagem seca do rio, perto do Parque Nacional Capitol Reef, no Utah, e Emiliano Pinnizzotto (Itália) ganhou Contos de Aventura com um portefólio que retrata o crescente problema do vício do ópio em Nagaland, na Índia.

Foto
Katherine Keates

O fotógrafo francês Alexandre Zindy foi considerado Novo Talento com seis imagens do meio ambiente dos gorilas africanos. E o ex-campeão de freediving Wendy Timmermans (Holanda) fotografou tiro subaquático, conquistando o troféu de Cores Primárias, enquanto o fotógrafo sueco Johan Siggesson, com um retrato de um macaco de neve japonês, ganhou a categoria Vida Selvagem. O fotógrafo chinês Jianhui Liao ganhou a categoria Comida com uma imagem de um grande grupo de pessoas reunidas para comer massa.

Foto
Jianhui Liao

A galeria com 140 imagens pode ser vista aqui. As imagens vencedoras serão exibidas em exposições no Reino Unido e em outros países durante 2018 — os detalhes serão anunciados em Janeiro. Os trabalhos também serão publicados no livro com o nome do concurso.

Foto
Pia Vachha
Sugerir correcção
Comentar