Pilotos da Ryanair em Portugal em greve a 20 de Dezembro

Acção de protesto em Portugal surge na sequência de uma paralisação anunciada na Irlanda, Itália e Alemanha.

Foto
Reuters/Phil Noble

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) confirmou esta quarta-feira que os pilotos da Ryanair em Portugal vão entrar em greve no dia 20 de Dezembro. A iniciativa surge um dia depois de os pilotos da mesma companhia aérea na Irlanda terem também anunciado um protesto para a mesma data.

Na terça-feira, os pilotos da Ryanair na Irlanda marcaram uma greve para 20 de Dezembro, exigindo melhores condições de trabalho, melhores salários e o reconhecimento da sua sindicalização. A Associação Alemã de Pilotos avisou entretanto que é provável que os pilotos da base germânica da Ryanair entrem também em greve, em solidariedade com os colegas da Irlanda. A contestação também abrange os pilotos da companhia em Itália.

Os pilotos em Itália anunciaram uma paralisação de quatro horas para a próxima sexta-feira, dia 15. A companhia aérea irlandesa ameaçou os seus funcionários que façam greve em Itália com retaliações, suscitando a reacção do Governo italiano e dos sindicatos, que mantêm a paralisação. "É indigno. Não é o meu domínio de competência, mas penso que é preciso intervir. Não podemos estar no mercado e beneficiar apenas das vantagens sem respeitar as regras", afirmou o ministro do Desenvolvimento Económico, Carlo Calenda, aos jornalistas, citado pela Agência Lusa.

Agora é a vez de os portugueses aderirem à acção de protesto, face ao que dizer ser o "fracasso da administração da Ryanair em dialogar com os representantes escolhidos pelos pilotos”, segundo explica o SPAC em comunicado.

“Esta acção está relacionada com outros movimentos dos pilotos da Ryanair na Irlanda e na Itália, e o SPAC lamenta profundamente que possam surgir potenciais perturbações nos planos de viagem dos passageiros”, continua o comunicado do sindicato.

Admitindo que a “decisão de greve nunca é fácil”, o sindicato diz que ficou sem opções perante a “recusa contínua da Ryanair em negociar com os pilotos de forma justa e transparente”.

Na mesma nota escrita lê-se que a greve será desconvocada “caso a administração da Ryanair mostre abertura para o diálogo construtivo com vista à negociação colectiva e reconhecimento da Comissão de Empresa do SPAC como negociador, bem como um compromisso em acabar com a cultura estabelecida de medo e bullying em relação sua equipa”.

O SPAC, apesar de não anunciar nenhum dia adicional de greve para além de 20 de Dezembro, diz que tomará “novas medidas caso a Ryanair continue a recusar-se a negociar de forma construtiva”.

Na terça-feira, num comunicado citado pela BBC, a Ryanair explicava que existe o risco de cancelamento de voos perante o anúncio de greve na Irlanda, e acusava os pilotos de prejudicarem colegas e passageiros. "Apesar de alguns voos poderem ser cancelados, a Ryanair acredita que será limitado a um pequeno grupo de pilotos que em breve deixarão a Ryanair e por isso não se importam com se as suas acções incomodam os colegas e clientes", lia-se.

Esta situação surge poucos meses depois de a companhia aérea ter sido obrigada a cancelar mais de 400 mil reservas devido à falta de pilotos.

A partir de Portugal, a Ryanair faz ligação a cidades como Berlim, Frankfurt, Colónia, Paris, Marselha, Roma, Milão, Londres ou Bruxelas.

Sugerir correcção
Comentar