Desp. Aves, Farense e Moreirense nos quartos-de-final

União da Madeira goleado em casa, com Amilton a conseguir um hat-trick para os avenses.

Foto
Homem de Gouveia/Lusa

Desp. Aves, Farense e Moreirense seguem para os quartos-de-final da Taça de Portugal, após terem eliminado U. Madeira, Santa Clara e Praiense, respectivamente, nos oitavos-de-final da prova, nesta quarta-feira.

O Desp. Aves garantiu a qualificação ao bater o U. Madeira, no Funchal, por 1-5, com Amilton a assinar um hat-trick (34', 49', 60'). O Farense venceu (1-0) o Praiense, nos Açores, e está igualmente apurado. Em Moreira de Cónegos, o Santa Clara caiu no desempate por grandes penalidades (6-5).

Os avenses colocaram-se em vantagem aos 19', com Paulo Machado a marcar de penálti. O defesa-central Defendi aproveitou um erro da equipa madeirense e fechou as contas da primeira parte (44'), com confortável vantagem para os visitantes.

Amilton encerrou a questão no início da segunda metade (49'), com o U. Madeira a marcar o golo de honra (67') por Flávio Silva, já depois de Amilton ter completado o hat-trick.

Em Moreira de Cónegos acabou por prevalecer a lei do "mais forte", ainda que tivesse havido necessidade de desempate com recurso à marcação de penáltis (6-5, após o 2-2 inicial). Curiosamente, ambas as equipas falharam uma grande penalidade no decurso dos 120', com os açorianos a desperdiçarem primeiro (17') o que seria o 2-0 para o Santa Clara, depois de terem chegado à vantagem (6') também de penálti. Mas, à segunda, o guarda-redes Jhonatan adivinhou o lado, negando o bis a Rashid.

Já na segunda metade do prolongamento - depois de Tozé (34') e Abarhoun (52') terem invertido o sentido do jogo que o Santa Clara igualou mesmo ao cair do pano, por Santana - coube a Tozé falhar uma grande penalidade, com Marco Rocha a brilhar na baliza dos açorianos. 

Nos Açores houve emoção até ao apito final, com o Farense a superar o Praiense graças a um golo de Fabrício (0-1). Os açorianos estiveram na iminência de forçar o prolongamento, com o guarda-redes Tiago Maia a arriscar tudo, avançando para a área contrária para atirar ao lado, tendo o guardião dos algarvios, Hugo Marques, negado o golo a Filipe Andrade mesmo a acabar.

Sugerir correcção
Comentar